Mudança do nome da Av. Rio Verde provoca polêmica

Notícias Política

Em março deste ano, o vereador Marcos Antônio propôs um projeto de lei complementar, que a Câmara dos Vereadores aprovou que versava sobre a alteração dos nomes de logradouros públicos já existentes.

NUMBERS-300x250

Entretanto, instalou-se uma polêmica, quando recentemente todos os vereadores apoiaram a mudança do nome da Av. Rio Verde para Rua Veriano de Oliveira Lima. Por se tratar de uma das principais vias da cidade, a notícia pegou muita gente de surpresa, tanto pela mudança aprovada de forma repentina, sem prévia consulta da população, como também alguns comentários vistos como, no mínimo mal educados, por parte de alguns legisladores sobre o que motivou a mudança do nome.

A equipe do Site PaNoRaMa entrou em contato com Leonardo Amaral, Procurador Geral da Câmara, que nos passou a informação de que realmente antigamente era vedada a mudança de nome, caso o logradouro já tivesse um, mas que em abril deste ano realmente foi aprovada,  por unanimidade de todos os vereadores, a lei complementar 017/2014, em que passa a ser permitida esta alteração de nome de prédios e vias públicas. Esta lei já está em vigor e por conta dela, foi possível a criação do PL 050, de autoria de todos os vereadores, solicitando a mudança de nome da Av. Rio Verde.

Com a aprovação do mesmo (Projeto de Lei 050), para entrar em vigor, deve ser sancionado pelo prefeito, que pode permanecer inerte por 15 dias, daí a lei voltaria para a Câmara para ser promulgada e consequentemente publicada, ou o prefeito pode também não concordar, sendo assim ele veta. Mas ainda neste caso, o projeto de lei voltaria para a Câmara e lá este veto poderia ser derrubado pelos vereadores.

Na data de aprovação do projeto, o filho do homenageado, João Miguel de Lima, garantiu que a família arcará com as despesas relativas à mudança de nome da via, minimizando os transtornos provocados pela mesma.

Nas redes sociais, um dos assuntos mais comentados está sendo esta polêmica, pois muitos não veem importância no projeto, a homenagem é válida mas que não precisava ser feita da forma como foi, por se tratar de uma das vias principais, poderia ter-se colocado o nome em algum outro ponto como o novo aeroporto, o anel viário ou o estádio municipal, que são obras grandiosas, importantes e que ainda não têm nome.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

3 thoughts on “Mudança do nome da Av. Rio Verde provoca polêmica

  1. O que o seu Veriano tem a ver com o estádio municipal? Nada. O que ele tem a ver com o aeroporto? Nada. O que ele tem a ver com a Av. Rio Verde? Tudo. Ta aí o motivo. Parabéns para a Câmara pela justa homenagem!

    1. Essa mudança é ridícula. A avenida Rio Verde é uma grande referência da nossa cidade. É nítido a preferência da maioria das pessoas e ir contra o gosto da maioria dos jataienses é um desrespeito sem tamanho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.