Medicamento da Eli Lilly, usado para tratar diabetes tipo 2 e também procurado para emagrecimento, será lançado no primeiro semestre de 2025.

O Mounjaro, medicamento da farmacêutica Eli Lilly para o tratamento de diabetes tipo 2, chegará ao Brasil no dia 7 de junho. A empresa confirmou na quarta-feira (19/3) que o lançamento ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2025. O remédio ganhou notoriedade por seu uso off label para emagrecimento e por apresentar efeitos mais intensos que o Ozempic.

A substância ativa do Mounjaro é a tirzepatida, pertencente à classe dos análogos de GLP-1. O diferencial do medicamento é que, além de atuar no GLP-1, ele também age nos receptores do GIP, tornando-se um duplo agonista. Estudos indicam que essa combinação pode levar a uma perda de peso mais significativa em comparação com a semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

Em testes clínicos, participantes que utilizaram tirzepatida perderam, em média, 22,8 kg, enquanto aqueles que fizeram uso da semaglutida reduziram 15 kg. Essas diferenças fizeram com que o Mounjaro fosse apelidado pelo Wall Street Journal como o “King Kong” dos medicamentos para emagrecimento.

Apesar do lançamento no Brasil estar programado para junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia aprovado a comercialização do remédio em setembro de 2023. No entanto, a alta demanda internacional atrasou a chegada do produto ao país.

Preço e efeitos colaterais

O Mounjaro será vendido no Brasil em canetas injetáveis, com doses aplicadas semanalmente. O preço máximo ao consumidor das quatro doses para um mês de tratamento foi fixado em R$ 3.627,82, mas o valor pode variar conforme a farmácia.

Assim como outros medicamentos da mesma classe, o Mounjaro pode causar efeitos adversos. Os mais comuns são náuseas, vômitos e alterações intestinais, como constipação e diarreia.

O uso do remédio para perda de peso, apesar de comum, não é uma indicação presente na bula. No Brasil, sua aprovação pela Anvisa foi exclusivamente para o tratamento de diabetes tipo 2.

Fonte: Curta Mais
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

× Como posso te ajudar?