Morango do amor pode oferecer riscos à saúde bucal, diz Conselho de Odontologia; saiba quais

O morango do amor pode oferecer riscos à saúde bucal, segundo alerta emitido nesta segunda-feira (28) pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A sobremesa, que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas, preocupa os profissionais da área, principalmente quando consumida por pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, próteses dentárias, lentes de contato dental ou facetas.

Vídeos que circulam na internet mostram consumidores mordendo o morango do amor e sofrendo danos imediatos, como quebra de dentes, descolamento de lentes e até perda de dentaduras. Há ainda relatos de próteses e contenções que ficaram presas no caramelo e foram arrancadas, causando lesões e desconforto. A receita, inspirada na maçã do amor, é feita com morango fresco, brigadeiro branco (geralmente de leite em pó) e uma camada dura de caramelo vermelho, que representa o principal risco, de acordo com o CFO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os especialistas, a casquinha do doce pode provocar fraturas dentárias, principalmente em pacientes com restaurações, especialmente nos dentes da frente. A orientação, nesses casos, é iniciar o consumo pela parte mais fina do caramelo com os dentes incisivos ou até cortar o doce com faca, evitando o impacto direto. Para a mastigação, é melhor utilizar os molares, que são mais resistentes.

Outro alerta importante do Conselho de Odontologia é sobre a grande quantidade de açúcar presente no doce. O consumo excessivo pode favorecer o aparecimento de cáries, sobretudo se não houver uma boa higienização após comer o morango do amor. Por isso, os dentistas recomendam escovar os dentes e usar fio dental logo após o consumo, garantindo a remoção do caramelo, que costuma grudar com facilidade.

Pacientes que usam facetas, próteses fixas ou removíveis e aparelhos ortodônticos devem evitar alimentos duros ou pegajosos, como o morango do amor, pois o impacto pode causar danos permanentes. “Dependendo do acidente, é possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados”, alertou o CFO, em comunicado oficial.

Além dos danos aos dispositivos, acidentes com o doce também podem causar ferimentos na mucosa oral. Por isso, a recomendação para esse público é procurar versões do morango do amor que não levem caramelo.

Em caso de acidente, o ideal é buscar atendimento odontológico de urgência para evitar complicações maiores. A doutora Bianca Zambiasi, conselheira do CFO, alerta que não apenas os pacientes com dispositivos estão em risco. “Demais pacientes também não estão isentos do risco de acidentes e devem tomar cuidados na mordida e mastigação”, destacou.

Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Redação Portal PaNoRaMa

O Portal PaNoRaMa um dos pioneiros na área de cobertura de eventos e notícias de Jataí - Goiás, lançando uma forma única de trabalho e divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.