Nomeada a melhor pamonha de Goiânia repetidas vezes, a Pamonharia Frutos da Terra recebeu o título novamente, desta vez considerada a melhor produtora de pamonha do Brasil, de acordo com o TasteAtlas, site internacional que acumula comentários de milhares de especialistas.
Atualmente com duas unidades na capital, no Setor Nova Suíça e Setor Bueno, a pamonharia possui mais de 30 anos de história, o que é parte do motivo pelo qual recebe tanto destaque. Para se ter ideia, a revista Veja Comer & Beber já lhe concedeu o título de melhor pamonha de Goiás 11 vezes.
A ideia inicial surgiu em uma tradicional roda de pamonha familiar, quando Elcymar Lobo decidiu começar a comercializar o produto.
Recém-formada em Geografia, Elcymar queria fazer um curso especializado no exterior, em 1984, e viu na pamonha a possibilidade de juntar dinheiro para a viagem.
A pamonharia se iniciou como uma portinha para a rua, mas logo ganhou fama e passou a ser um ponto conhecido da cidade, até conquistar o título que possui hoje.
À época, a produção era de 50 pamonhas. Hoje, são aproximadamente 1.000 unidades feitas e servidas todos os dias.
A coordenadora da unidade localizada no Setor Nova Suíça, Clara Lima, de 29 anos, explica que o segredo que levou ao título de melhor pamonha está na tradição.
“Nós crescemos com a cidade, somos referência porque crescemos junto com ela. Então, goianos confiam no trabalho da empresa”, afirmou. A partir do apreço dos moradores, estes convidam pessoas de outros estados e até países distantes, que logo experimentam e aprovam a refeição, contou a coordenadora.
Com isso, é comum encontrar mesas com malas de viajantes que colocaram a pamonharia como parada obrigatória. De acordo com Clara, a equipe carrega bagagem também – já que ate hoje existem cozinheiras do início do projeto.
Além disso, a qualidade do produto se destaca, visto que pamonhas são feitas o dia inteiro para garantir frescor. “Ouvimos constantemente que nunca comeram uma pamonha melhor e muitos vêm para Goiânia só para isso”, finalizou.
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama