Saúde e Bem Estar Top Panorama

Mitos e verdades sobre o que provoca dores de cabeça

Café melhora a dor de cabeça? Frio piora a dor de cabeça? TPM aumenta a dor de cabeça? Confira tudo e muito mais

Diversos fatores podem desencadear ou piorar as dores de cabeça, como o uso de óculos, tiaras ou bonés apertados, o frio e até o uso frequente de descongestionante nasal e analgésicos, principalmente em pessoas com enxaqueca.

O analgésico causa efeito rebote, ou seja, as pessoas que têm enxaqueca ou dor de cabeça tensional, se usarem este tipo de medicamento mais do que duas ou três vezes por semana, ou dez comprimidos em dez dias do mês, podem tornar a dor de cabeça crônica.

As mulheres são mais vulneráveis porque o ciclo hormonal pode ser um gatilho para as crises de dor. A tensão pré-menstrual (TPM), por exemplo, pode aumentar as dores de cabeça em mulheres que já sofrem com a enxaqueca.

Muito se fala sobre os efeitos positivos do café para a dor de cabeça, mas segundo especialistas, depende da quantidade de café e a frequência de dor de cabeça que a pessoa tem. Em pessoas com dor de cabeça esporádica, pode ajudar a melhorar. Em pessoas com dor de cabeça frequente, piora. Então, a cafeína pode ser uma vilã ou uma mocinha para a dor de cabeça.

MITOS E VERDADES SOBRE DORES DE CABEÇA

– Café melhora a dor de cabeça?
Depende da quantidade de café e a frequência de dor de cabeça que a pessoa tem. Em pessoas com dor de cabeça esporádica, pode ajudar a melhorar. Em pessoas com dor de cabeça frequente, piora.

– Frio piora a dor de cabeça?
Em pessoas com enxaqueca, sim. Alterações de clima, principalmente climas frios ou muito quentes, podem ser gatilhos para piorar ou até provocar uma dor de cabeça na pessoa que sofre com enxaqueca. E não precisa ser exatamente um clima frio, basta se expor a um ar-condicionado mais frio para piorar a dor de cabeça ou até provocar crises.

– Óculos e bonés apertados pioram dor de cabeça?
Em pessoas com enxaqueca, sim. Pessoas com enxaqueca são mais sensíveis à estímulos de pressão, então, tiara, penteado ou boné muito apertados, óculos escuros com hastes apertadas na região das orelhas ou pressão em cima do nariz, uso de capacete, podem causar ou piorar crises de dor de cabeça.

– Tomar muito analgésico piora a dor de cabeça?
Sim. O analgésico é um fator de risco para trazer a dor de cabeça de volta, porque ele causa efeito rebote.

– TPM aumenta a dor de cabeça?
Sim, em pessoas com enxaqueca. O período hormonal, pré-menstrual e também durante a ovulação é o principal gatilho para enxaqueca em mulheres. Então, antes, durante e depois da menstruação, e também durante o período de ovulação, são quando as mulheres com enxaqueca apresentam as crises com mais frequência, maior duração e maior intensidade.

– Descongestionante nasal pode causar dor de cabeça?
Sim, principalmente nas pessoas com enxaqueca. O descongestionante nasal, assim como um analgésico, se usado diariamente, pode ser um fator de risco para a dor de cabeça. Quem tem enxaqueca deve evitar descongestionante nasal.

Fonte: Bem Estar
Foto Capa: Internet
panorama.not.br

Enquete:

Você sabe quem são os dez vereadores jataienses eleitos em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...