Ministro dos Transportes anuncia início de obras na Rota Verde durante visita a Rio Verde (GO)
Plano de 100 dias prevê melhorias em 452 quilômetros entre Goiânia, Rio Verde e Itumbiara, com investimento de R$ 7 bilhões.

Um dos principais corredores logísticos do país para o escoamento de grãos, a chamada Rota Verde, no estado de Goiás, começa a viver um novo ciclo de desenvolvimento. A partir desta terça-feira (29), um trecho crucial da BR-060/452 começa a receber melhorias emergenciais previstas no Plano de 100 dias da nova concessionária responsável pela rodovia.

Com presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, foi realizada a cerimônia de apresentação do plano, que contempla obras prioritárias em 452 quilômetros da rodovia, no eixo que liga Goiânia a Rio Verde e Itumbiara. Segundo o ministro, a reestruturação viária trará impactos diretos na qualidade de vida da população e no desenvolvimento regional.

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“Quando você abre uma estrada boa, por ela passam o carro, a motocicleta, o caminhão, o ônibus e passa também o desenvolvimento. Estrada boa melhora a vida das pessoas, melhora o hospital, melhora a universidade. É o maior investimento que essa região vai receber em infraestrutura”, afirmou Renan Filho.

Com um aporte estimado em R$ 7 bilhões, o projeto de concessão transformará a Rota Verde, corredor fundamental para grandes empresas do agronegócio e palco de importantes feiras do setor. A concessionária Rota Verde Goiás será responsável pela administração da via pelos próximos 30 anos.

De acordo com Vaney Iori, diretor-presidente da concessionária, o plano inicial foi construído com base em escuta ativa de diferentes instituições, como prefeituras locais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Isso nos permitiu mapear um conjunto de pontos de intervenção muito importantes”, explicou Iori, citando a instalação e manutenção de 600 placas de sinalização e mais de cinco mil pontos de intervenção no asfalto, além da restauração de 5.127 metros da rede de iluminação viária.

Entre as obras previstas, destacam-se:

  • Duplicação de 31,1 quilômetros da rodovia;
  • Implantação de 122,7 quilômetros de faixas adicionais;
  • Construção de 28,9 quilômetros de vias marginais;
  • Instalação de 14 passarelas para pedestres;
  • Implantação de 36 pontos de ônibus e 11 passagens de fauna;
  • Criação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros.

Motoristas que utilizam a via frequentemente já sentem o impacto positivo das mudanças. Caminhoneiro há duas décadas, Calixto Souza, morador da região, comemorou o início das obras.

“Antes a gente tinha muitos acidentes aqui e não havia acostamento. Se o veículo quebrava, nem tinha onde parar. Agora, com a duplicação da rodovia, isso vai melhorar, o trânsito vai fluir”, afirmou.

Além de aumentar a segurança e fluidez no trânsito, o projeto deve aquecer a economia local, com a geração de aproximadamente 58 mil empregos diretos e indiretos.

Para o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, os investimentos refletem o protagonismo do estado no cenário nacional de infraestrutura.

“Goiás tem sido um dos estados que mais tem recebido investimento, sejam eles públicos, através do orçamento do Ministério dos Transportes, sejam eles privados, através dessas modelagens inteligentes e modernas das concessões. E isso vai garantir o crescimento e a pujança do nosso estado”, destacou.

A expectativa é que as intervenções representem um salto de qualidade na logística de transporte e reforcem a vocação agrícola da região Centro-Oeste.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

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