Ministério da Saúde anuncia compra emergencial de antídotos contra intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (2) a compra emergencial de 150 mil ampolas de etanol farmacêutico. O medicamento vai reforçar o atendimento de estados e municípios e ampliar a resposta contra intoxicações por metanol.
Além disso, o ministro Alexandre Padilha informou, em publicação no X (antigo Twitter), que a Anvisa acionou produtores nacionais e agências internacionais para garantir o fornecimento de Fomepizol. Esse fármaco também atua como antídoto e costuma ser usado em casos graves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), o Brasil já registrou 59 notificações de suspeita de intoxicação. Desse total, 11 tiveram confirmação em São Paulo. Até o momento, uma morte ocorreu no estado, enquanto outras sete seguem em investigação: cinco em São Paulo (três na capital e duas em São Bernardo do Campo) e duas em Pernambuco.
Entre os casos investigados está o do rapper Hungria, internado no Distrito Federal.
Durante entrevista coletiva em Brasília, Padilha reforçou o alerta à população. Ele recomendou que os brasileiros evitem consumir bebidas destiladas sem procedência. “Na condição de ministro e como médico, a orientação é não ingerir produto destilado, sobretudo os incolores, quando não há absoluta certeza da origem”, declarou.
Dessa forma, o Ministério da Saúde pretende reduzir os riscos de novas mortes. A pasta também afirmou que continuará monitorando a situação em parceria com secretarias estaduais e municipais. Além disso, reforçou a importância de notificar rapidamente qualquer caso suspeito para agilizar o tratamento e proteger mais vidas.
Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: