Foram divulgadas nesta quinta feira (14), as datas das inscrições e das provas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2015. As provas ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro e as inscrições serão feitas pela internet no site do Inep, entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O que espantou muita gente foi o valor da taxa, que sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos.

Foram divulgadas nesta quinta feira (14), as datas das inscrições e das provas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2015. As provas ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro e as inscrições serão feitas pela internet no site do Inep, entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O que espantou muita gente foi o valor da taxa, que sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até o ano passado, seu valor era de R$ 35 e agora será de R$ 63. Ressaltando que a inscrição somente será confirmada após o pagamento dessa taxa até o dia 10 de junho.

Para os estudantes de escolas públicas no último ano do ensino médio, a isenção do pagamento da taxa será automática. Além deste grupo, poderão pedir isenção candidatos que comprovarem carência, seguindo as regras do edital, que será publicado no Diário Oficial da União na segunda feira (18).

Em relação a outro ponto que sempre gera dúvidas e problemas, o cartão de inscrição, que serve como orientação e não é obrigatório no dia do exame, agora ele não será mais impresso pelo MEC e enviado pelos Correios. Deste ano em diante, ele terá que ser baixado ou consultado diretamente no site de Enem.

Além de todas essas mudanças, como medida de segurança, não será aceito o mesmo e-mail pra fazer mais de uma inscrição e os candidatos deverão informar um número de telefone (celular ou fixo) válido, além de criarem uma pergunta e resposta de segurança no login.

Sobre as faltas e a quantidade de provas impressas que acabam sem uso por conta das abstenções, o ministro da Educação, Janine Ribeiro, afirmou que os estudantes liberados do pagamento e que não forem às provas perderão o direito à isenção no próximo ano. Nesta edição, após os portões fecharem às 13 h (horário oficial de Brasília), as provas somente iniciarão 30 minutos depois.

Estima-se que na edição do Enem 2015, serão mais de 9 milhões de candidatos, contra 8,7 milhões do ano passado, dos quais 6,2 milhões realizaram as provas.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE