CARNAVAL 2017: Mais de 77 milhões de camisinhas serão distribuídas durante o Carnaval

CARNAVAL 2017: Mais de 77 milhões de camisinhas serão distribuídas durante o Carnaval

O feriado de Carnaval se aproxima e para aproveitar os dias de folia sem correr risco, é preciso lembrar de tomar alguns cuidados com a saúde. Para prevenir a gravidez indesejada e evitar a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como a Aids, o governo federal deu início à campanha que vai distribuir 77,1 milhões de preservativos em todos os estados.

A ideia é evitar que o vírus HIV se espalhe entre os jovens de 15 a 24 anos. Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas nessa faixa etária são as que menos usam camisinhas. A Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo entre os que têm de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das justificativas sobre o jovem não ter o hábito de usar camisinha é o fato deles não terem vivido o risco de morte da doença na década de 1980. “Os mais velhos viram ídolos morrendo de Aids, como Cazuza. Mas, hoje o tratamento é gratuito e está disponível no SUS. O fato é que as pessoas não estão mais morrendo, embora percam qualidade de vida. Então, é preciso que a população entenda o risco que envolve a transmissão da Aids e se proteja. Queremos evitar que novos casos, todos os anos, se somem aos 800 mil brasileiros que já tem o vírus”, completou o ministro Ricardo Barros.

A Secretaria de Saúde de Jataí, através do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais e do Programa Estratégia Saúde da Família, está promovendo ações de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas quais serão distribuídos preservativos e realizado o teste rápido de HIV.

Atente-se para a programação para testes de HIV:

  • UBS Avenida Goiás – 22/02 (quarta-feira)
  • UBS Santo Antonio – 24/02 (sexta-feira)
  • UBS Conjunto Rio Claro – 24/02 (sexta-feira)
  • UBS Vila Sofia – 24/02 (sexta-feira)
  • UBS Colmeia Park – 24/02 (sexta-feira)

As Unidades Básicas de Saúde da Vila Olavo e da Vila Fátima já realizaram a testagem de HIV, no dia 15 de fevereiro. Se você quiser aproveitar a oportunidade, pode ir até a UBS mais próxima da sua residência.

Após o período carnavalesco, você poderá procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no Hospital das Clínicas (antigo Centro Médico Municipal), e realizar o seu exame.

Quem for curtir o Carnaval no Thermas Jatahy terá a oportunidade de pegar preservativos na barraca da saúde e, também, de receber informações de prevenção e sobre as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS.

Fonte: Portal Brasil – DECOM/PMJ

Share this content:

Alex Alves

CEO do Portal Panorama e diretor do PodCast #CaféComEla. Formado em Comunicação Institucional, atua na área de jornalismo e mídia digital, sempre buscando informar com credibilidade e dinamismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.