Desde o ano passado, a entrada no Brasil de produtos contrabandeados ou adquiridos irregularmente no Paraguai tem aumentado. Segundo a PRF, no primeiro semestre de 2020, somente os agentes rodoviários flagraram 814 pessoas nas rodovias federais em todo o país com contrabando ou descaminho. Neste ano, o número aumentou para 881.
Em Goiás, as apreensões de contrabando e descaminho ocorrem principalmente nas regiões sul e sudoeste, por onde as mercadorias que vêm do Paraguai entram; ou também na BR 153, no norte goiano, por onde as mercadorias tentam sair do estado, com destino à região norte do país. Essa localização geográfica faz com que o estado seja um entreposto de distribuição dos produtos da fronteira para o Norte e Nordeste do Brasil.
Após serem apreendidas, as mercadorias e os veículos utilizados no transporte são levadas para a Receita Federal. No depósito da Receita Federal em Aparecida de Goiânia estão lacrados, aguardando a inspeção dos agentes, cerca de 40 carros, três ônibus e três caminhões repletos de mercadorias. No total, as apreensões somam R$ 15 milhões.
Por Mayara Ferreira de Araújo
Foto Capa: PRF
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br