Livros de colorir: será que realmente ajudam a relaxar?

Notícias Top Geral

Os livros de colorir viraram sucesso em todo o mundo. O que antes parecia atividade de criança hoje faz parte do mundo dos adultos e cada vez mais as pessoas têm aderido a esta febre. Nas redes sociais, está se tornando normal ver fotos das pinturas dos seus amigos e um monte de comentários e curtidas. Em meio a tantas paisagens, flores, animais e cores, as pessoas se encantam com cada página e depois de começar a pintar, parar é um grande problema.

Para agradar o público, depois do sucesso estrondoso de “Jardim Secreto” e “Floresta Encantada” da autora Johanna Basford vieram muitos outros livros, de outros autores, com temáticas diferentes, justamente para agradar qualquer um. Ou seja, falar que você não possui dotes artísticos não é mais uma desculpa para começar a pintar.

Dessa forma, estes livros trazem além de uma proposta estética, para as pessoas soltarem a imaginação em desenhos com bastante variedade, também uma maneira de relaxamento, com foco na realidade adulta, fazendo com que seja descontraído, mas ao mesmo tempo uma forma de combater o estresse do dia a dia. Isso com certeza justifica a procura maior por lápis de cor, canetinhas e giz de cera nas livrarias por um público pouco usual.

De acordo com diversos psicólogos, os livros de colorir trazem muitos benefícios, como treino da concentração e da criatividade, combate ao estresse, diminuição da ansiedade e aumento da tolerância à frustração. Além disso, fazem com que as pessoas, em meio a tanta tecnologia, voltem a trabalhar habilidades que exigem paciência, atenção e dedicação aos detalhes, coisas que muitas vezes são deixadas em segundo plano na vida cotidiana.

Vale ressaltar que os livros de colorir não são uma terapia, sendo considerados apenas como um meio de passar o tempo se concentrando em algo, o que de fato ajuda a proporcionar prazer e aliviar as tensões do dia a dia. No mundo todo, mais de um milhão de exemplares já foram vendidos. No Brasil, desde o final do ano passado, este valor já soma mais de 100 mil unidades, tendo lugares com lista de espera de até 60 livros. Porém, se você não quer gastar muito, existem sites que disponibilizam diversos desenhos em preto e branco de variados temas, que vão desde moda até séries de TV, é uma forma simples, bastando usar toda sua imaginação.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.