De Casa Nova Top Panorama

Levou choque? Confira 5 dicas básicas para evitar acidentes elétricos em casa

Choque, curto-circuito, superaquecimento dos aparelhos e até incêndios podem ser evitados com cuidados simples

1. Desligue a chave geral para fazer qualquer conserto

Seja para trocar uma lâmpada, uma tomada ou o chuveiro, desligue o disjuntor. Se você abrir o quadro de luz, vai ver que há circuitos separados para cada parte da casa, mas se não souber identificar o local em que mexerá, desligue a chave geral.

2. Faça uma inspeção na rede elétrica com regularidade

A recomendação é que um especialista faça uma revisão a cada cinco anos para checar o estado de fios, cabos, disjuntores e outros componentes elétricos.

Fios desencapados são um perigo e podem dar choques e curto-circuitos. É preciso isolar cada um.

3. Não abuse da boa vontade dos Ts!

É preciso entender que cada tomada consegue receber uma carga máxima de energia (aproximadamente 1200W), então não adianta lotar um T de plugues, pois você pode sobrecarregar a rede. E isso significa risco de curto-circuito e danos aos eletrodomésticos.

Sendo assim, nunca divida a tomada de equipamentos muito potentes, como máquina de lavar e geladeira.

4. Não use adaptadores para plugues grossos

Já reparou que alguns aparelhos têm o plugue mais gorducho que não encaixa nos buracos da tomada? Não é por acaso! Eles são mais potentes e puxam muito mais energia (usam a corrente de 20 amperes, contra 10 amperes dos plugues finos).

Se você der um jeitinho, usando um adaptador, e conectá-lo em uma tomada de baixa corrente, pode sobrecarregar a rede. Por isso, plugue-os apenas nas tomadas mais largas, que contenham uma fiação interna preparada para receber a corrente maior.

5. Jamais apague o fogo com água

Se houver um curto ou um princípio de incêndio causado pela rede elétrica, nem pense em jogar água, ou você pode tomar um choque daqueles.

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) orienta que se desligue a chave geral e acione os bombeiros ou use um extintor de classe C.

 

Enquete:

Você se lembra em qual candidato(a) votou para vereador(a) em 2016?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...