Para veganos e intolerantes à lactose, os leites vegetais são uma ótima opção. São muito nutritivos e bons substitutos para receitas de bebidas e até bolos. No mercado, eles têm um preço muito mais elevado que o leite de vaca, além de possuírem conservantes, corantes, açúcares e adoçantes. Uma alternativa é preparar em casa. Veja algumas receitas:

  1. Leite de soja:
    É o mais encontrado de todas as bebidas vegetais. Isso porque o Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo. Ele é uma ótima opção para substituir o leite de vaca em capuccinos e chocolates quentes.
  2. Leite de amêndoas:
    Diferente do leite de soja, o de amêndoas é um pouco mais leve e raso. No entanto, ele tem menos colesterol e mais cálcio que o leite de vaca. Ou seja, é uma boa opção para quem está de dieta. Para adoçar, você pode usar tâmaras ou adoçantes naturais.
  3. Leite de coco:
    Ele é tão simples de fazer, que fica pronto em 10 minutos. Para adoçar, você pode investir no açúcar, mas se preferir um leite menos calórico, use adoçante natural. A bebida pode ser consumida fria ou aquecida. Em smoothies e shakes, ele fica uma delícia!
  4. Leite de arroz:
    De todos os leites vegetais, o de arroz é o mais recomendado para receitas. As tâmaras dispensam o uso de açúcar. Ele tem menos gordura e calorias. Você pode optar por fazer a receita com arroz integral, porque é mais nutritivo e tem um índice glicêmico mais baixo.

Fonte: Revista Casa e Jardim
Jornalismo Portal Panorama

39Shares

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui