Anvisa manda recolher mais de 60 cosméticos capilares por risco à saúde dos consumidores

Anvisa manda recolher mais de 60 cosméticos capilares por risco à saúde dos consumidores

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, venda, distribuição, divulgação e uso de 69 cosméticos capilares em todo o país. A medida foi divulgada no Diário Oficial da União, após a agência identificar irregularidades nos registros dos produtos fabricados pela Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tarologa-Dany-300-x-250

Além disso, entre os itens suspensos estão a Máscara Capilar Selante Blond, da Truss / Vegan do Brasil, e várias linhas contendo ozônio da marca Ozonteck. Esses produtos estavam apenas notificados, um procedimento simplificado para itens de menor risco. Entretanto, devido à maior complexidade química, eles exigiam registro sanitário completo.

A Anvisa determinou o recolhimento imediato de todos os lotes. Além disso, suspendeu totalmente a fabricação, comercialização, propaganda e uso desses cosméticos em território nacional. A medida atinge progressivas, selagens, botox capilar e realinhamentos térmicos, que apresentam maior risco de causar reações adversas químicas.

De acordo com o artigo 35 da RDC nº 752/2022, cosméticos como alisantes e redutores de volume precisam ter registro sanitário prévio antes de chegar ao mercado. Portanto, o descumprimento dessa regra configura infração sanitária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão integra as novas ações de cosmetovigilância, que buscam aumentar a segurança dos produtos de beleza. Além disso, a Anvisa destacou que a medida está alinhada à RDC nº 894/2024, que amplia o controle e o monitoramento dos cosméticos vendidos no Brasil.

Por isso, a agência orienta os consumidores a:

  • verificar se os produtos possuem número de registro válido;

  • interromper o uso imediatamente em caso de suspeita de irregularidade;

  • denunciar casos de reações adversas ou comercialização irregular aos órgãos competentes.


Marcas e linhas afetadas

Entre as marcas atingidas estão Buran Profissional, MS Professional, Tarrare Profissional, Triviê, IS Profissional Hair, Liberty Hair, Orient Beauty, Luna System, Naus, Roma Care, Costabello, Zelo Hair, Bravie, Florac Cosmetics, Savassi, Kalainne e Rute Rezende, entre outras.

Além disso, a lista completa dos produtos suspensos está disponível no Diário Oficial da União e no site oficial da Anvisa.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.