Começa nesta segunda-feira, dia 13, o período de matrículas do programa Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJATec). Lançado em 2019 pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa permite que jovens e adultos, com mais de 18 anos de idade, possam concluir o Ensino Médio na modalidade semipresencial.
Atualmente, o EJATec tem duração de 18 meses (três semestres) correspondentes às três séries do Ensino Médio e carga horária total de 1.200 horas, sendo 960 em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e 240 horas presenciais. Os encontros presenciais correspondem a 20% do curso e são realizados na escola-polo indicada na solicitação de matrícula.
De acordo com o gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Samy Soubhe Tannous, não existem limitações quanto ao número de vagas e cada escola-polo realiza o agrupamento dos alunos conforme sua capacidade. “Todas as pessoas podem fazer o EJATec, desde que seja ofertada a etapa em que ele deve estudar”, ressalta.
Os interessados em garantir uma vaga no EJATec devem acessar o site www.matricula.go.gov.br até o dia 31 de julho. Na matrícula, o estudante deve indicar uma das 16 escolas-polo na qual deseja cursar o Ensino Médio.
Ainda segundo Samy Tannous, a equipe da Seduc, por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, avalia a possibilidade de implantar, no EJATec, também a 2ª etapa da Educação Básica com a oferta do programa para as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
EJA presencial
Além da matrícula para os novos alunos, existe a possibilidade para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial solicitarem a transferência para uma turma do EJATec. “Se o aluno que frequenta a EJA presencial encontrar uma unidade do EJATec próxima a ele e quiser fazer essa transferência, pode ser feito”, destaca o gerente de Educação de Jovens e Adultos.
Tanto o período de solicitação de vagas para novos alunos quanto o período para transferência por interesse próprio (TIP) começam no dia 13 e seguem até o dia 31 de julho.
Fonte: Portal Goiás
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br