Jataienses se encantam com eclipse total com ‘Lua de Sangue’; veja

Jataienses se encantam com eclipse total com ‘Lua de Sangue’; veja

1 mês atrás 2 Por Alex Alves

Jataienses se encantaram com o eclipse lunar, fenômeno conhecido popularmente como “Lua de Sangue”. Entre o final da noite de domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira os moradores do Brasil inteiro acompanharam o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022.

Segundo o diretor do Clube de Astronomia Plêiades do Sul, Ary Martins, a última vez que foi possível ver um eclipse como esse foi em 21 de janeiro de 2019. Após o evento desta madrugada de segunda-feira, o próximo só em 1º de março de 2025.

Veja fotos:

O fenômeno

Ary explicou que o fenômeno ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua de modo que a Lua mergulha na sombra da Terra. Dessa forma, há um alinhamento perfeito entre os três corpos.

O astrônomo contou ainda que, durante o eclipse, alguns raios de Sol passam pela atmosfera terrestre, chegam à Lua e são refletidos na cor vermelha, levando ao fenômeno que é conhecido popularmente como “Lua de Sangue”.

“Os raios solares que tangenciam a Terra pela sua borda são desviados na direção da Lua pela refração. As ondas longas, que são as vermelhas, tocam o solo lunar e são refletidos para nós nessa tonalidade avermelhada”, expicou Ary.

Fotos: Phablo Araújo
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br