Jataí terá quarta-feira de tempo seco, calor moderado e umidade em queda

A quarta-feira (6) será de tempo seco, céu claro e temperaturas elevadas em Jataí, no sudoeste goiano. Conforme o boletim nº 0218/2025 do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a cidade deve registrar mínima de 15 °C pela manhã e máxima de 31 °C no período da tarde. Não há previsão de chuva e os moradores enfrentarão mais um dia típico da prolongada estiagem, que já chega a 93 dias consecutivos sem precipitações significativas na região.
O alerta também se estende para os índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 18% e 70% ao longo do dia, com queda acentuada durante a tarde, atingindo níveis críticos para a saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), valores abaixo de 20% configuram estado de alerta, o que exige hidratação constante, evitar exposição ao sol e cuidado com atividades físicas em horários de pico de calor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o município segue classificado sob risco máximo de queimadas. A vegetação seca, a ausência de chuvas e os baixos níveis de umidade favorecem a propagação de focos de incêndios, tanto em áreas urbanas quanto rurais. A orientação do CIMEHGO é não realizar queimadas, mesmo que controladas, e denunciar ações que possam causar prejuízos ao meio ambiente e à população.
Outros municípios da região sudoeste apresentam condições semelhantes. Rio Verde registra previsão de mínima de 14 °C e máxima de 30 °C, também com tempo firme e seco. Em Mineiros, as temperaturas variam entre 16 °C e 31 °C, enquanto Santa Helena de Goiás deve ter máxima de 32 °C. Assim como em Jataí, todas essas cidades permanecem sem previsão de chuva.
O boletim também destaca o impacto da seca sobre os mananciais hídricos de Goiás. Rios como o Meia Ponte, Turvo, Paranaíba e o Rio Verde (Verdão) apresentam níveis abaixo da média histórica, reforçando a necessidade do uso consciente da água, principalmente em regiões agrícolas, como é o caso de Jataí.
A presença de um bloqueio atmosférico é o principal responsável pela estabilidade do tempo. Esse fenômeno impede a chegada de frentes frias e mantém as condições de céu aberto e baixa umidade. O CIMEHGO reforça que, mesmo sem risco de tempestades, as mudanças climáticas locais podem ocorrer de forma súbita, por isso é fundamental acompanhar as atualizações diárias.
Por Victor Santana Costa
Foto: Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: