Jataí segue em alerta com instabilidade, chuva e risco de tempestades nesta sexta-feira

Jataí segue em alerta com instabilidade, chuva e risco de tempestades nesta sexta-feira
Registro do Viaduto João Joaquim de Carvalho em Jataí no início da noite. - Foto: Vânia Santana

Jataí, no Sudoeste de Goiás, segue sob influência de áreas de instabilidade nesta sexta-feira. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), esse cenário ocorre em razão do avanço de uma frente fria sobre o estado. Com isso, o tempo permanece instável ao longo do dia.

Ao longo do período, o sol aparece entre nuvens. No entanto, há previsão de pancadas de chuva isoladas, comuns nesta época do ano.


Chuvas previstas e variação de temperatura

Conforme o boletim, Jataí pode registrar chuva a qualquer momento. Em geral, os volumes previstos variam entre 15 e 25 milímetros. Ainda assim, não se descarta chuva mais intensa em curto intervalo de tempo.

Em relação às temperaturas, não há previsão de frio intenso. A mínima deve ficar em torno de 19 °C. Já a máxima pode atingir 30 °C. Dessa forma, o clima segue quente, mas com sensação mais amena após as chuvas.


Alerta para tempestades isoladas

Além da chuva, Jataí está incluída na área de risco potencial para tempestades. Nesses casos, as pancadas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.

Por outro lado, o alerta não é considerado de nível crítico. Mesmo assim, o Cimehgo orienta atenção, pois os ventos podem ultrapassar os 50 km/h em pontos isolados.


Condições nas cidades da região

Enquanto isso, municípios do Sudoeste goiano apresentam cenário semelhante. Assim, o tempo varia entre sol e aumento de nebulosidade, com possibilidade de chuvas isoladas.

De maneira geral, os acumulados na região podem chegar a 40 milímetros. As temperaturas, por sua vez, variam entre 18 °C e 31 °C, com alta umidade relativa do ar.


Risco reduzido de incêndios

Apesar da instabilidade, não há indicação de risco elevado para incêndios florestais ou urbanos. Isso porque as condições não configuram o chamado “Fator 30-30-30”.

Além disso, o monitoramento hidrológico mostra elevação gradual nos níveis dos rios em Goiás. Esse cenário reflete a retomada das chuvas, ainda que de forma irregular.


Orientação à população

Por fim, o Cimehgo reforça que a população deve acompanhar as atualizações da previsão do tempo. Dessa maneira, é possível reduzir riscos diante de mudanças rápidas nas condições meteorológicas, que podem provocar alagamentos, quedas de árvores e transtornos pontuais.

Por Gessica Vieira
Foto: Vânia Santana
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.