JATAÍ! Protocolo prevê implantação de unidade de tratamento de câncer

A Secretaria da Saúde de Goiás e a Secretaria da Saúde de Jataí assinaram nesta segunda-feira, dia 30, um protocolo de intenções para a implantação do serviço de alta complexidade em oncologia – Unacom – no Hospital Padre Tiago (Hospital Regional da Providência de Deus). Foi inaugurado 10 leitos de UTI adulto, conveniados ao SUS, e que poderão receber pacientes de Jataí e dos demais municípios da Regional de Saúde Sudoeste 2, desde que devidamente regulados.
Para a implantação da Unacom, caberá à SES designar equipe técnica para aprovar o serviço na Rede Estadual de Oncologia e no SUS e, posteriormente, fazer os encaminhamentos necessários para que o mesmo seja habilitado pelo Ministério da Saúde. O câncer pode ser tratado em hospitais gerais, credenciados pelos gestores locais e habilitados pelo Ministério da Saúde como Unacom (Unidades de Assistência de Alta Complexidade) ou Cacon (Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo explica a Assessoria estadual da Saúde, as Unacoms possuem condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento dos cânceres mais comuns. Estas unidades podem oferecer assistência radioterápica, caso tenham estrutura para tal, ou então referenciar pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.
Share this content: