Jataí entre os cinco melhores municípios goianos em IDH

Notícias Top Geral

O município de Jataí já é reconhecido nacionalmente por ter um forte agronegócio e agora também, entre os municípios goianos, o seu IDH municipal está entre os cinco melhores, incluindo a capital Goiânia. Estas informações foram baseadas no último censo, realizado em 2010 e estão disponíveis nos sites do PNUD e AtlasBrasil. Já no ranking nacional, Jataí ocupa a 420ª posição, com IDHm de 0,757.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDHm é o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, composto de três indicadores: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior é o desenvolvimento humano.

De acordo com o professor de Economia João Geraldo de Souza Braga, as políticas públicas desenvolvidas em nosso município favoreceram não somente o crescimento econômico, como também o crescimento social. Entretanto, a questão da educação precisa melhorar. Portanto, afirma ele, “o município que queira realmente se destacar, tem que se preocupar com o crescimento econômico aliado com o desenvolvimento humano”.

Ainda segundo o professor, nem sempre ter um PIB elevado é sinônimo de alto IDH, ou seja, boa qualidade de vida. Por exemplo, o Brasil é a sexta economia no mundo em PIB, entretanto, ocupa a 85ª posição no IDH, significando que apesar de todas as riquezas, a renda não é adequadamente distribuída.

Rosana de Carvalho / Foto: Beto – Site PaNoRaMa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.