Jataí entra no fim de semana com calor forte e previsão de pancadas de chuva
Jataí deve registrar um sábado marcado por variação de nebulosidade e calor persistente, segundo o informativo meteorológico emitido pelo CIMEHGO. A temperatura mínima prevista é de 19°C, enquanto a máxima pode alcançar os 34°C. A umidade relativa do ar segue entre 40% e 95%, oscilando ao longo do dia conforme o aumento das nuvens e a chegada de áreas de instabilidade.
Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva no município, com previsão aproximada de 5 mm. A combinação de calor e umidade — típica deste período — favorece rápidas mudanças no tempo, que podem incluir aumento repentino de nuvens, chuvas curtas e irregulares e momentos de abafamento mais intenso.
Como estará o Sudoeste de Goiás
A Região Sudoeste, onde Jataí se localiza, apresenta um cenário semelhante ao da cidade. O CIMEHGO prevê sol com variação de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva, com expectativa de 10 mm de precipitação em média para toda a região. As temperaturas variam entre 18°C e 34°C, mantendo o padrão de calor acompanhado de umidade elevada.
Municípios próximos, como Rio Verde, Mineiros e Caiapônia, também têm previsão de pancadas isoladas de chuva, todas com mínimas entre 19°C e 20°C e máximas variando entre 33°C e 35°C. Assim como Jataí, essas cidades podem enfrentar momentos de céu encoberto seguidos por períodos de sol forte, caracterizando uma instabilidade típica da estação.
Cidades vizinhas e condições gerais no estado
Outros municípios monitorados apresentam condições semelhantes. Rio Verde deve registrar cerca de 5 mm de chuva e temperaturas entre 19°C e 33°C. Mineiros pode chegar a 33°C, com a mesma chance de pancadas isoladas. Em Iporá, a expectativa é de 4 mm de chuva e máxima de 33°C. Já Catalão, Davinópolis, Três Ranchos e Goiandira permanecem sem previsão de chuva, apenas com variação de nebulosidade.
A capital Goiânia deve atingir 32°C, com possibilidade de chuva isolada e umidade variando de 40% a 95%. Em cidades como Formosa, Cristalina, Luziânia e Santa Helena, a previsão também aponta para pancadas de chuva isoladas, com máximas entre 29°C e 34°C.
Risco de tempestades no estado
Embora Jataí não esteja entre os municípios destacados com maior risco, o CIMEHGO aponta que 43 municípios goianos estão em alerta para a possibilidade de tempestades. O risco envolve ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes, descargas elétricas e até queda de granizo em algumas áreas. A orientação é para que a população fique atenta a mudanças repentinas no tempo.
Risco de incêndios e umidade relativa
Apesar do calor previsto para várias regiões, nenhum município goiano está classificado em condição crítica para incêndios, de acordo com o critério “Fator 30-30-30”. A umidade mínima prevista para a maior parte do estado está entre 31% e 40%, considerada adequada pela Organização Mundial da Saúde.
Por Gessica Vieira
Foto: Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:

