Jataí Entra em Alerta com Queda Crítica na Umidade Durante Onda de Calor
A cidade de Jataí deve enfrentar, na quinta-feira, um cenário de calor intenso com temperaturas máximas podendo chegar a 37°C, e a umidade relativa do ar caindo para níveis críticos de 10%, segundo previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO). A previsão, que abrange todas as regiões do estado, aponta para um predomínio de sol e elevação das temperaturas devido a uma forte onda de calor, que deve persistir por até dez dias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O órgão alerta que a umidade do ar no período da tarde pode ficar abaixo dos 12%, caracterizando uma situação de emergência, o que requer cuidados adicionais da população. A onda de calor que atinge Goiás também está presente em outras regiões do Brasil, e a previsão é de que as temperaturas fiquem de 2 a 5 graus acima da média para o período.
A região sudoeste de Goiás, onde Jataí está localizada, terá temperaturas variando entre 15ºC e 38ºC, com clima seco e sem previsão de chuvas. Além disso, o boletim também ressalta a necessidade de cautela com o aumento das queimadas, especialmente em áreas com vegetação seca e baixa umidade. O predomínio de sol será constante nas regiões oeste, norte, leste e central, com temperaturas máximas de até 40°C em algumas áreas do estado.
O alerta meteorológico estende-se para todo o Estado de Goiás, e as regiões mais afetadas pelas altas temperaturas incluem não apenas Jataí, mas também cidades da região central e oeste, com máximas que variam entre 38ºC e 40ºC. A SEMAD orienta a população a evitar atividades físicas intensas durante o dia e a manter-se hidratada, além de reforçar a importância da prevenção de incêndios, que tendem a se intensificar com a combinação de calor extremo e baixa umidade.
As condições meteorológicas previstas para os próximos dias colocam Goiás em estado de atenção, especialmente nas áreas mais vulneráveis a incêndios florestais e urbanos. O risco de queimadas é elevado, uma vez que a maior parte desses incidentes são provocados pela ação humana, e a baixa umidade agrava ainda mais a propagação do fogo.
Por Gessica Vieira
Foto: Tiago Araújo
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:


