Jataí entra em alerta com previsão de chuva e risco de tempestades nesta terça-feira

Céu com nuvens e pancadas isoladas
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê um dia de sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva em Jataí nesta terça-feira (14). A precipitação pode chegar a 7 milímetros, enquanto as temperaturas variam entre 19 °C e 33 °C. Além disso, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 80% ao longo do dia.
De acordo com o Cimehgo, o avanço de uma nova frente fria pelo Sudeste do Brasil deve intensificar as áreas de instabilidade sobre Goiás. Assim, o tempo tende a alternar entre momentos de sol forte e aumento de nuvens, o que favorece chuvas rápidas e localizadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Risco de tempestades e ventos fortes
O órgão também emitiu alerta para o risco potencial de tempestades em diversas regiões, incluindo o Sudoeste goiano. Nessas áreas, as chuvas podem atingir até 50 mm por dia, com rajadas de vento de até 50 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Por causa disso, o Cimehgo recomenda atenção especial em locais urbanos, já que alagamentos e enxurradas rápidas podem ocorrer em função do acúmulo de água. Além disso, os ventos fortes exigem cautela com árvores e estruturas instáveis.
Umidade baixa e perigo de queimadas
Apesar da previsão de chuva, a umidade relativa do ar deve cair para índices próximos de 30%, principalmente durante a tarde. Esse valor representa um nível de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como resultado, o calor e o ar seco aumentam o risco de queimadas. Conforme o boletim do Cimehgo, 90 municípios goianos estão em situação crítica, sob o efeito do “Fator 30-30-30” — que combina temperaturas acima de 30 °C, umidade abaixo de 30% e ventos moderados. Essa combinação facilita a ignição e a propagação do fogo, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Portanto, a população deve evitar qualquer tipo de queimada e denunciar focos de incêndio aos órgãos competentes.
Rios sob observação
Além dos alertas climáticos, o monitoramento hidrológico do Cimehgo mostra que os principais rios do Estado ainda registram níveis baixos devido ao longo período de estiagem. O Rio Meia Ponte, por exemplo, segue em situação crítica em alguns trechos, enquanto o Rio Saia Velha, em Valparaíso, apresenta níveis acima da média histórica.
Dessa forma, o órgão recomenda o uso racional da água e o acompanhamento das condições hídricas divulgadas nos boletins diários.
Por Gessica Vieira
Foto: Alex Alves – Portal Pn7
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: