Em reunião virtual com prefeitos, na manhã desta quarta-feira, 17 de fevereiro, Ronaldo Caiado cobrou que os municípios assumam ações mais duras no enfrentamento à pandemia de Covid-19. O Estado acaba de atingir 8 mil mortos e vive um processo acelerado de contaminações.
O governo do Estado destacou que todos os prefeitos serão informados do cenário de seus municípios, que foram divididos em dezoito regiões e três situações – alerta (amarelo), crítica (laranja) e calamidade (vermelho) – pela Secretaria Estadual de Saúde. As classificações apontadas serão norteadoras das ações de cada município.
Jataí foi classificada em situação crítica e por esse motivo algumas medidas serão tomadas. Tais medidas são previstas na nota técnica divulgada pela SES. Para o município, essas medidas não incluem o fechamento do comércio.
Segundo informações do presidente da Associação Comercial e Industrial de Jataí (Acij), Ricardo Assis, as medidas no momento consistem nas seguintes ações:
Funcionamento das atividades de alto risco de transmissão com lotação máxima de 30% da capacidade:
- Instituições religiosas,
- Bares e restaurantes.
Funcionamento das atividades de médio risco de transmissão com lotação máxima de 50% da capacidade, conforme abaixo:
- Academias, quadras esportivas escolas de esporte;
- Salões de beleza e barbearia,
- Shoppings e centros comerciais.
Para as atividades abaixo relacionadas, seguir recomendações específicas:
- Eventos sociais: capacidade máxima de 150 pessoas
- Empresas e escritórios: prioritariamente trabalho remoto ou 50% da capacidade do estabelecimento em trabalho presencial.
- Transporte públicos: lotação máxima limitada ao quantitativo de passageiros -sentados;
- Funerais: máximo de 10 pessoas.
O presidente da Acij e os presidentes da OAB, CDL, AJE e Sindicato Rural se reuniram com o prefeito Humberto Machado e destacaram a importância de manter o comércio de portas abertas.
Por Estael Lima
Foto capa: Arquivo Portal PaNoRaMa
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br