Jataí e cidades ao redor entram em alerta: confira a previsão do tempo

A segunda-feira (15) será de sol forte em todo o estado de Goiás, com temperaturas elevadas, baixa umidade e risco extremo de queimadas, segundo dados do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO).
Alerta de risco
De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar deve cair abaixo de 20%, nível considerado de alerta para a saúde. O estado também enfrenta estiagem prolongada: são 133 dias sem chuvas significativas nas regiões Norte e Oeste e 131 dias na Leste. No Sudoeste, onde está Jataí, já são 15 dias consecutivos sem precipitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Previsão para Jataí e cidades vizinhas
O levantamento do CIMEHGO mostra que o calor predomina em todo o Sudoeste goiano:
-
Jataí – mínima de 17ºC, máxima de 37ºC, umidade variando entre 15% e 50%, sem previsão de chuva.
-
Caiapônia – mínima de 19ºC, máxima de 36ºC, umidade entre 15% e 50%, céu aberto.
-
Rio Verde – mínima de 18ºC, máxima de 36ºC, umidade entre 10% e 50%, sol predominante.
-
Serranópolis – mínima de 19ºC, máxima de 35ºC, umidade entre 15% e 50%, tempo firme.
-
Aporé – mínima de 18ºC, máxima de 34ºC, umidade entre 15% e 50%, sem chuva prevista.
-
Itajá – mínima de 19ºC, máxima de 34ºC, umidade entre 15% e 50%, predomínio de sol.
Situação dos rios
O CIMEHGO alerta que a estiagem prolongada pressiona os mananciais goianos. O Rio Meia Ponte segue abaixo da mediana histórica em Goiânia e Itumbiara. Já o Rio Verde (Verdão), monitorado em Paraúna e Maurilândia, chegou ao nível mínimo histórico para o período. O Rio Paranã, em Flores de Goiás, também se aproxima do mínimo registrado.
Semana começa com calor extremo
Ainda segundo o prognóstico do CIMEHGO, nesta segunda-feira há chance de pancadas isoladas de chuva em algumas regiões, provocadas por correntes úmidas vindas do Norte. Porém, a distribuição será irregular e de curta duração. Entre terça e quarta-feira, o avanço de uma frente fria pelo Sudeste pode aumentar a nebulosidade e trazer chuvas isoladas em parte do estado.
Risco de queimadas
O levantamento mostra que 150 municípios goianos estão em risco crítico de incêndios, incluindo Jataí e cidades vizinhas. O cenário é resultado do chamado “fator 30-30-30”: temperaturas acima de 30°C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos moderados a fortes, condições que favorecem a propagação do fogo.
Share this content: