A Superintendência Municipal de Trânsito foi marcada em 2013, por registrar várias ações relacionadas à administração de trânsito em Jataí. O órgão Municipal investiu na sinalização, educação e fiscalização, buscando assim melhorar a circulação do trânsito, a qualidade de vida, obter mais segurança e humanizar o espaço urbano no acesso de democratização.
Foi realizado o cadastramento de veículos, ciclomotores, recadastramento dos serviços de táxi, mototáxi e transporte escolar urbano e rural, incluindo tanto os veículos como os condutores. Este cadastramento de veículos resultou em um total de 63.293, o que incluiu: automóvel, caminhão, caminhão trator, camioneta, caminhonete, ciclomotor DETRAN, ciclomotor SMT, micro-ônibus, motocicleta, motoneta, ônibus, reboque, semirreboque, triciclo, dentre outros tipos.
O setor de fiscalização de trânsito é o que mais ajudou e liderou no ranking de multas por imprudência e descumprimento da regulamentação no trânsito. Foram realizadas, além das fiscalizações diárias, escoltas, controle de tráfego, sinalização de emergência, fiscalização de veículos de transporte coletivo e individual de passageiros, como (táxi e mototáxi) e escolares. Além disso, e não menos importante ocorreram as blitzs (Balada Responsável), o que gerou muitas multas por fatos como: o avanço de sinal vermelho do semáforo, condução do veículo sem licença devida, estacionar em desacordo com a regulamentação, conduzir o veículo utilizando celular, condução do veículo sem possuir CNH ou permissão, estacionar em lugares não permitidos incluindo nas vias de tráfego, a não utilização do cinto de segurança, dentre outros.
Além disso, realizaram-se projetos e palestras educativas em escolas e empresas, com o objetivo de orientar e conscientizar tanto os condutores como os pedestres. É importante lembrar que houve também, a implantação e revitalização da sinalização em diversos setores da cidade, o que registrou um considerável número em excesso de velocidade, além de distintas e inúmeras imprudências no trânsito e como consequência das mesmas, foi registrado um total geral de 1097 ocorrências de acidentes de trânsito.
AS 10 PRINCIPAIS AUTUAÇÕES REALIZADAS PELA SMT – 2013
- – Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular;
- – Avançar o sinal vermelho do semáforo;
- – Conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado;
- – Estacionar em desacordo com a regulamentação – vaga portador de necessidades especiais;
- – Conduzir veículo sem possuir CNH ou Permissão Para Dirigir;
- – Estacionar em desacordo com a regulamentação – vaga idoso;
- – Parar afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro;
- – Executar operação de conversão à esquerda em local proibido;
- – Deixar o condutor de usar o cinto de segurança;
- – Estacionar em desacordo com a regulamentação – vaga de carga e descarga.
Nayara Borges de L. T. Moraes / Foto: Amarildo Goncalves