Seguindo com nossa série de artigos em comemoração ao 126 anos do município, lembramos que Jataí já teve vários nomes e tem ainda mais apelidos, carinhosos ou não…o fato é que todos eles tem alguma história ou curiosidade por trás. Vamos falar um pouquinho sobre isso.
Paraíso foi o primeiro nome que os pioneiros deram ao pequeno núcleo urbano, organizado a partir de um templo religioso, como era comum no passado. Isso deu-se em 1848, quando o fazendeiro Francisco Joaquim Vilela doou um terreno para a construção de uma capela em homenagem ao Divino Espírito Santo.
Com esse nome, o núcleo urbano passou a distrito em 1864 e, em 1882, foi elevado à categoria de vila ainda com a denominação de Paraíso, sendo desmembrado de Rio Verde. Quando da elevação à cidade, recebeu o nome de Jatahy e daí vem muitas controvérsias… mas antes delas é importante lembrar que o município era enorme e que dele se desmembrou os atuais municípios de Caçu, Itajá, Itarumã, Aporé, Aparecida do Rio Doce, Serranópolis, Perolândia e Naveslândia.
Vamos então às controvérsias sobre o atual nome do município….a Cidade Abelha, talvez não o seja, na cabeça dos pioneiros que escolheram essa denominação – sim, pode ficar chocada(o)! O fato é que as pequenas abelhas sem ferrão da espécie Tetragonisca angustula, que recebeu dos índios o nome de jataí, são menos numerosas por aqui do que outras espécies que recebem nomes parecidos, como a palmeira Butia Yatay (palmeira Jataí) ou os ainda mais numerosos Hymenaea courbaril (jatobás) que também são conhecidos por jataí e jataíba, entre várias outras denominações. De fato, a palavra jataí tem origem no Tupi Guarani, com a expressão já-atã=fruto duro, o que nos leva a pensar que talvez tenham sido os jatobazeiros os responsáveis pelo nome e não as pequeninas abelhas.
Mas, polêmicas à parte, o que o nome mais nos dá, além de orgulho, são possibilidades para apelidos e piadas… A chamada “princesinha do sudoeste” é inspiração inclusive para o nome de duas cervejas de uma empresa local, que usou as expressões jatahell e jataheaven (usadas por parte da juventude local para diferenciar o que é bom e o que é ruim por aqui – hell =inferno / heaven=paraíso), para batizar seus produtos.
E você que apelidinho carinhoso (ou nem tanto) você dá para Jatamel?
Por Estael Lima
Foto capa: Internet
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br