16 de dezembro de 2024
capa.aniversário de jti

Foto: Acervo DM Mello

A princesinha do Sudoeste está comemorando mais um ano de vida, venha conhecer algumas curiosidades sobre o município...

Este será o primeiro de uma série de quatro textos que o Portal PaNoRaMa apresentará em comemoração aos 126 anos de emancipação política de Jataí, afinal a idade cronológica da beecity é muito maior… (daqui a pouco falaremos disso). Vamos conhecer um pouquinho das histórias, dos causos, das curiosidades da princesinha do Sudeste? Vem conosco!

Se você é jataiense do pé rachado, como costumamos dizer, talvez já saiba de algumas coisas que vou contar aqui, mas se você chegou por agora e não sabe sequer porque o nosso pé é rachado, se liga porque vou te contar muita coisa interessante.

Pra começo de conversa, os primeiros colonizadores brancos chegaram no território do atual município no ano de 1836, ou seja 185 anos atrás, é claro que antes já havia moradores por aqui – o território era ocupado por grupos indígenas da etnia caiapó. A chegada dos colonizadores se deu na chamada segunda onda de colonização do território goiano – a primeira foi a das bandeiras que procuravam ouro e outros metais preciosos pelo interior do país. A segunda onda colonizadora acontece quando a atividade mineradora entra em crise e as atividades econômicas principais passam a ser a agricultura e a pecuária.

Talvez você já tenha ouvido falar na dupla José Manoel Vilela e José  de Carvalho Bastos – nem que seja ao procurar um endereço por aqui – essas duas figuras, além de dar nome para ruas da cidade, são os primeiros colonizadores brancos que se fixaram por aqui.

Os mineiros Francisco Joaquim Vilela e seu filho José Manoel Vilela chegaram em 1836 e se instalaram às margens do Rio Claro e Ariranha, mas logo chegou o paulista José de Carvalho Bastos (1937) e se fixou às margens do Ribeirão Bom Jardim. Naquele tempo as terras não tinham proprietários da forma como entendemos hoje e era comum que as pessoas ocupassem novos territórios e depois se regularizasse a posse dele. Os pioneiros acordaram uma divisão das terras e ficaram por aqui, produzindo gado e tudo aquilo que era preciso pra sobreviver no inóspito sudoeste goiano do século XIX.

O primeiro núcleo de povoação, a semente da parte urbana do município, recebeu o nome de Paraíso. Depois disso, a povoação recebeu outros nomes até se tornar definitivamente Jataí, em 1885. No entanto, foi através da Lei Estadual nº 56, de 31 de maio de 1895, que a sede do município se elevou à categoria de cidade – por isso comemoramos o aniversário nessa data.

Curiosidade: a Foto de capa do artigo de hoje é de uma casa na Rua Moisés Santana, que pertenceu a  José Manoel Vilella e hoje abriga a Academia Jataiense de Letras.

Gostou? Amanhã contaremos mais histórias e causos. Acompanhe!

Por Estael Lima
Foto capa: Acervo DM Mello
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?