IV Semana de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher tem atividades a partir do dia 11

IV Semana de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher tem atividades a partir do dia 11

5 de março de 2020 0 Por Estael Lima

Criada em 2017, a Semana de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher surgiu a partir de uma iniciativa da Comissão da Mulher Advogada da Subseção Jataí da OAB, através da atuação de sua então presidente, a advogada Layla Oliveira Gomes, em parceria com a Universidade Federal de Jataí, o Instituto Federal de Goiás e a Prefeitura de Jataí. 

O projeto que se iniciou com as atividades do dia temático do “Projeto Colmeia: empoderamento feminino” se desdobrou em diversas atividades como palestras e atividades nas escolas e vem crescendo a cada ano, com a proposta de promover discussões sobre as questões relacionadas à violência contra a mulher, o empoderamento feminino, segurança e saúde  públicas. 

A partir do projeto, várias iniciativas foram tomadas em Jataí com o objetivo de reduzir os casos de violência doméstica e familiar no município, entre elas está a criação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM), ações de formação para profissionais das escolas e centros de saúde, estreitamento das relações entre as instituições e formação de uma rede de apoio informal que apoia mulheres agredidas nas mais diversas situações. 

Layla Gomes, atualmente Secretária Geral da Comissão da Mulher Advogada da OAB/GO (2019/2021) e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres da cidade de Jataí (COMDIM), afirma que o Projeto Colmeia  e seu desdobramento na Semana de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher é fruto da união de forças de várias entidades da sociedade civil organizada e de instituições da cidade de Jataí, com o objetivo de promover valorização da mulher, a redução do machismo estrutural e consequentemente a violência doméstica. 

A juíza Sabrina Rampazzo de Oliveira, titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Jataí, destaca que “A Semana de Enfrentamento à Violência em Jataí é a prova e materialização da ideia de que a questão de violência de gênero é algo para além do sistema de justiça. A redução dos índices de violência perpassa pelo compromisso de todos pela não violência!”

Em 2020, com o tema “Liberte-se! Você não está sozinha”, o projeto agrega centenas de voluntários e uma extensão programação que pretende levar informação, bem-estar e capacitação para milhares de mulheres na cidade. Todas as atividades do projeto são gratuitas e abertas ao público em geral. As palestras geram certificação e carga horária para os interessados. 

Confira a programação do evento: 

Atividade  Data e horário  Local 
Abertura Oficial  11 de março 19h  Auditório do SESC 
Blitz nos bares  13 de março 19h  Diversos ambientes 
4º Encontro de Empoderamento Feminino 15 de março 7h às 17h Thermas Jatahy 
Workshop: “A importância da gestão no empreendedorismo feminino” – SEBRAE  17 de março 14h às 18h  Instituto Federal de Goiás – Unidade Riachuelo  
Feira Cultural  28 de março 8h às 17h  Universidade Federal de Jataí – Câmpus Riachuelo 

Por Estael Lima
Foto capa: Estael Lima
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br