A quarta edição do IV Encontro Goiano de Análise do Comportamento (EGAC) e VI Encontro do Sudoeste Goiano de Análise do Comportamento (ESGAC), evento itinerante que acontece a cada três anos em Jataí, será realizada nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Este ano o evento traz como tema, “Tecnologia e Empreendedorismo em Análise do Comportamento”.
Em entrevista à nossa equipe, o organizador do evento Professor Doutor André Bravin, especialista em Psicologia Clínica, Mestre e Doutor em Ciências do Comportamento pela UnB, relatou que este é um evento de grande porte, que irá abranger várias discussões, não só de interesse do aluno do curso de Psicologia, mas que transcende todas as áreas tanto para alunos como para profissionais, uma vez que se fala de inserção profissional em todas as áreas e da maneira geral de empreender, sendo que parte da programação é propositalmente abrangente, a fim de alcançar todas as áreas.
Com 40 horas de atividade, o evento irá explorar diversos campos da Psicologia, desde suas áreas mais tradicionais às mais técnicas e emergentes, sendo elas: Psicologia da Saúde; Psicologia Clínica; Psicologia Social; Psicologia Escolar; Psicologia do Esporte; Medicina Comportamental; Psicologia do Excepcional; Empreendedorismo e Psicologia; Tecnologias, Produtos e Serviços Psicológicos; Comportamento do Consumidor; Planejamento Cultural; Autismo; Transtornos do Espectro Autista; Criatividade; Jogos e e-sport; Formação Continuada e Perspectivas após a graduação. O evento acontecerá em 3 dias, contando com 1 atividade cultural, 2 minicursos, 2 conferências, 5 palestras, 1 mesa de cases e 1 sessão coordenada, discutindo sobre maneiras de produzir conhecimento, tecnologia, inovação e inserção profissional com Análise do Comportamento.
“Geralmente ninguém cursa graduação por hobby e sim para se desenvolver profissionalmente em alguma área específica, pensando no mercado de trabalho ou mesmo em empreender. Desta forma, com essa preocupação em relação aos alunos e pelo fato desta discussão não estar presente nas graduações do país inteiro por uma série de outros fatores que a universidade não tem condições de abarcar, voltamos a este tema a fim de melhorar a compreensão e atender a demanda dos alunos que muitas vezes ficam perdidos sobre o que fazer depois de formados e na tentativa de sanar um pouco esta lacuna”, destacou o organizador do evento.
Como exemplo dos temas que abrangerão outras áreas além da Psicologia, o organizador André Bravin destaca o minicurso “O Evernote em sala de aula” e explica que se trata de um aplicativo que funciona como se fosse um escritório virtual que pode ajudar em uma série de fatores como anotações da disciplina, preparo do TCC, seminários, condução de reunião de grupo, entre outros pontos. “Tal minicurso em particular, explorará o uso do aplicativo que é uma ferramenta extremamente plástica que visa aumentar a produtividade acadêmica tanto de alunos quanto de profissionais, e a boa notícia é que ao se inscrever no evento você já recebe gratuitamente um curso online com duração de 1h e meia, o “Evernote para iniciantes” que demonstra o uso acadêmico do Evernote e ainda um e-book “Organizando a vida com Evernote”, de autoria de um dos conferencistas presentes, Vladimir Campos, que estará ministrando a conferência sobre o aplicativo, ou seja, ao investir na inscrição do evento, já são retomados em torno de 65 reais do investimento. Além disso, o evento contará com mais dois autores de livros, sendo Bruno Soalheiro que publicou “O Psicólogo Empreendedor” e Márcio Moreira que publicou “Os princípios básicos da análise do comportamento”, livro que trabalho na graduação. Na ocasião o mesmo vai discutir sobre a diversidade de produtos e serviços que um psicólogo pode oferecer. ”, ressaltou André Bravin.
Outra atração destacada pelo organizador do evento é a presença da palestrante internacional Tara Grant, da Saint Louis University que estará ministrando a palestra “Good Behavior Game: Tecnologia comportamental aplicada em ambiente escolar”.
“No final do segundo dia terá uma mesa cases, que são casos de sucesso em psicologia, e estará presente o Gustavo Tozzi que trabalha exclusivamente com autismo e que contará sua experiência e as vantagens e desvantagens de estruturar seu próprio serviço. Terá também Ivo Donner que trabalhou com Biofeedback em Brasília quando quase ninguém sabia o que era isso, o mesmo vai ministrar o minicurso “Biofeedback: Aplicações em terapêuticas biomédicas e comportamentais” e ainda vai abordar discussões sobre “O desafio de empreender em um campo inexplorado”. Na ocasião o evento ainda receberá Alberto Santos, que vai falar sobre consultoria em psicologia do esporte, algo não muito falado e extremamente novo”. O organizador ressalta que a ideia da mesa de cases é exatamente isso, que as pessoas explorem neste momento os diferentes aspectos da inserção profissional.
“Outro destaque ainda pensando no aluno, que de uma forma geral tem angústia sobre como será sua vida depois de graduado, nesta edição trouxemos o recado de quem se formou, os egressos, aqueles caras que estudaram aqui, na realidade de Jataí, trilharam o caminho deles e estão aí fazendo acontecer. Por isso agora nós trouxemos eles de volta para explicar um pouco sobre isso. ”, destaca o organizador. “Além disso, o evento trará uma aluna falando sobre a diferença de se estar no ensino fundamental, médio e na graduação e sobre como se portar e vencer na universidade já que a carreira profissional começa aqui. Terão mais dois alunos, um falando sobre pós-graduação stricto sensu, o mestrado na UNB e outro na UEL, e ainda uma aluna falando sobre graduação lato senso, que é a especialização na residência multiprofissional do Hospital das Clínicas de Goiânia, e mais um aluno falando sobre abrir o próprio negócio já que este possui uma consultoria. Então ao todo, terão cinco ex-alunos compartilhando suas experiências e história de vida, que de alguma maneira serve de modelo motivador para quem está dentro da universidade e fica um pouco perdido. Toda lógica do evento será baseada pensando nessa preocupação do aluno, então através destas discussões, queremos dar essa notícia para o aluno, de que dá para fazer, dá para viver, ser bem-sucedido e conseguir realmente atingir seu sonho, mas demonstrando também que isso tudo exige planejamento, investimento e estudos.”, explica André.
No domingo acontecerá ainda no evento um concurso de Canvas, o I Ágora Operante, que se trata de uma ferramenta da administração que serve para modelagem de negócios, já que é como se fosse um resumo de um plano de negócios visando organizar um produto, serviço, negócio ou processo, de maneira que aquilo possa ser implementado profissionalmente como um serviço. Na oportunidade, os alunos aprenderão a fazer um Canvas se juntando em equipes, sendo que cada equipe terá uma ideia e vai começar a pensar em como transformar tal pensamento em um negócio de forma que isso seja respaldado pela Ciência da Análise do Comportamento. Tal espaço será desenvolvido para não só discutir teoricamente sobre a prática, mas para ensinar os alunos de diversas áreas a praticar.
A programação completa do evento pode ser visualizada através do site oficial http://encontroac.wixsite.com/egac-esgac , onde podem ser feitas inscrições para o envio de trabalhos, informações sobre os palestrantes, entre outras informações.
Fanpage Facebook: https://www.facebook.com/events/1578189439153156/
Em Jataí, as inscrições do evento podem ser realizadas com a Carolina Cazarotto (UFG), pelo telefone: (64) 99956-2954. E-mail: carolcazarotto@hotmail.com.
O evento será realizado no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia – Jataí – GO. Mais informações: lppb.ufg@gmail.com
Nayara Borges
Foto: Arquivo Panorama
Revisão: Rosana de Carvalho
Jornalismo Portal Panorama