A inscrição para o Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entidade vinculada ao Ministério da Educação (MEC), já estão abertas. Os estudantes da saúde que desejam participar têm até a próxima segunda-feira (3) para se inscrevem. Nesta edição, foram ofertadas mais de 4 mil vagas de residências em 92 instituições para as áreas de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, biomedicina entre outras.
As inscrições devem ser realizadas por meio do site enare.ebserh.gov.br. Em seguida, os candidatos receberão o boleto para quitação da taxa de inscrição, que nesta edição terá o vencimento para o dia subsequente. Vale ressaltar que a inscrição será confirmada somente após o pagamento da taxa, que é de R$ 270,00 para residência médica, independentemente da especialidade e R$ 180,00 para todas as profissões das áreas uniprofissional ou multiprofissional.
O processo seletivo contempla instituições públicas e privadas sem fins lucrativos com vagas de Programas de Residência Médica ou Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (uniprofissional ou multiprofissional), reconhecidos pelo MEC e que possuam vagas autorizadas com financiamento das bolsas garantido.
O período para o envio da documentação para análise curricular ocorrerá até o dia 5 de outubro. As provas objetivas serão aplicadas no dia 6 de novembro nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal, além de 23 grandes centros. A previsão é de que o resultado seja divulgado ao final deste ano, uma vez que o período para a matrícula dos aprovados vai de 10 de fevereiro a 31 de março de 2023.
Por Mayara Ferreira de Araújo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br