As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão abertas a partir da próxima quarta-feira (30). Os candidatos devem fazer o cadastro na Página do Participante até 14 de julho.
Neste ano, as duas versões do exame terão as mesmas provas, com itens iguais. Além disso, tanto a versão digital quanto a impressa serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e pode ser paga até o dia 19 de julho. E mesmo quem teve a gratuidade aprovada precisa realizar a inscrição no site do Enem.
Novidade
A versão digital terá recursos de acessibilidade para a realização do exame. Os participantes que tiverem pedido de atendimento aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) poderão realizar, por exemplo, prova ampliada, superampliada ou com contraste.
Ainda será permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador, caso seja necessário. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acessíveis também são recursos previstos no edital da modalidade digital. Todos esses recursos também são disponibilizados na versão impressa.
Lembrando que o Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021. Assim, os participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — deverão se inscrever para o Enem 2021 impresso.
Por Mayara Ferreira
Foto Capa: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br