Inmetro divulga os SUVs flex mais econômicos; consumo chega a quase 20 km/l

Inmetro divulga os SUVs flex mais econômicos; consumo chega a quase 20 km/l
Fiat Pulse é o SUV flex sem sistema híbrido de propulsão com o menor consumo de combustível do Brasil Imagem: Divulgação

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) acaba de atualizar a lista atualizada com o consumo de combustível de veículos comercializados em 2024 no Brasil.

Nessa atualização, publicada dia (1º) no site oficial do instituto, o ranking do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) traz as médias de 813 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves hoje disponíveis no mercado, produzidos por 36 marcas diferentes.

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A nova lista inclui os SUVs, que são os carros mais desejados pelos consumidores brasileiros.

Confira abaixo a relação atualizada dos dez utilitários esportivos flex com menor consumo em MJ/km do Brasil.

A lista considera a versão mais eficiente de cada modelo zero-quilômetro e coloca na mesma colocação veículos com média de consumo geral idêntica – tem, portanto, mais de dez itens.

Vale destacar que o primeiros colocado – Toyota Corolla Cross – tem menor consumo na cidade devido à propulsão híbrida, que utiliza mais o auxílio do motor elétrico no ciclo urbano, poupando mais combustível, do que no ciclo rodoviário. Na cidade, esse tipo de veículo também consegue recarregar as respectivas baterias no anda e para do trânsito, aproveitando a energia das frenagens e das desacelerações.

Como é feita a avaliação de consumo do Inmetro

  • O PBE mede o consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados aqui
  • Ou seja, avalia o gasto necessário de energia para determinado automóvel se locomover
  • Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel
  • A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas, atribuindo nota que vai de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes

Os SUVs mais econômicos do Brasil

imagem: Rafaela Borges/UOL

Toyota Corolla Cross

Motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT
Nota B
Consumo energético – 1,31 MJ/km
Consumo cidade – 11,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 9,7 km/l (etanol)
Consumo cidade – 17,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 14,7 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Fiat Pulse

Motor 1.3 flex e câmbio CVT ou manual de 5 marchas
Nota C
Consumo energético – 1,58 MJ/km
Consumo cidade – 9 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,4 km/l (etanol)
Consumo cidade – 12,5 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 14,7 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Honda HR-V

Motor 1.5 flex e câmbio CVT
Nota C
Consumo energético – 1,62 MJ/km
Consumo cidade – 8,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 9,8 km/l (etanol)
Consumo cidade – 12,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 13,9 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Fiat Fastback

Motor 1.0 turbo flex e câmbio CVT
Nota C
Consumo energético – 1,65 MJ/km
Consumo cidade – 8,4 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,2 km/l (etanol)
Consumo cidade – 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 14,6 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Volkswagen T-Cross

Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota C
Consumo energético – 1,67 MJ/km
Consumo cidade – 8,2 km/l (etanol)
Consumo estrada – 10,1 km/l (etanol)
Consumo cidade – 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 14,3 km/l (gasolina)

Imagem: Murilo Goes/UOL

Volkswagen Nivus

Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota C
Consumo energético – 1,68 MJ/km
Consumo cidade – 8,3 km/l (etanol)
Consumo estrada – 9,9 km/l (etanol)
Consumo cidade – 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 14,1 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Citroën C4 Cactus

Motor 1.6 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas

Nota C
Consumo energético – 1,73 MJ/km
Consumo cidade – 8,2 km/l (etanol)
Consumo estrada – 9,5 km/l (etanol)
Consumo cidade – 11,7 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 13,4 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Hyundai Creta

Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota C
Consumo energético – 1,75 MJ/km
Consumo cidade – 8,3 km/l (etanol)
Consumo estrada – 9,1 km/l (etanol)
Consumo cidade – 11,9 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 12,6 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Caoa Chery Tiggo 5X Pro

Motor 1.5 turbo flex com sistema híbrido leve e câmbio CVT
Nota C
Consumo energético – 1,76 MJ/km
Consumo cidade – 8,7 km/l (etanol)
Consumo estrada – 8,8 km/l (etanol)
Consumo cidade – 11,8 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 12,3 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Nissan Kicks

Motor 1.6 flex e câmbio CVT
Nota C
Consumo energético – 1,76 MJ/km
Consumo cidade – 7,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 9,5 km/l (etanol)
Consumo cidade – 11,4 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 13,8 km/l (gasolina)

Imagem: Divulgação

Chevrolet Tracker

Motor 1.0 turbo flex e câmbio automático de 6 marchas
Nota C
Consumo energético – 1,78 MJ/km
Consumo cidade – 7,8 km/l (etanol)
Consumo estrada – 9,6 km/l (etanol)
Consumo cidade – 11,2 km/l (gasolina)
Consumo estrada – 13,6 km/l (gasolina)

Por Alessandro Reis
Foto: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama

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Redação Portal PaNoRaMa

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