Informe do Centro de Controle de Zoonoses em relação ao abandono de animais

Informe do Centro de Controle de Zoonoses em relação ao abandono de animais

22 de agosto de 2014 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

As estimativas da quantidade de animais abandonados nas ruas são pouco precisas e não oficiais.

Muitos desses animais ainda são filhotes e necessitam da presença da mãe para seu completo e ideal desenvolvimento. Entretanto, os mesmos têm permanecido igualmente aos demais adultos abandonados que perambulam pelas ruas sofrendo todo tipo de agressão sejam física ou psicológica; sujando as ruas com suas fezes, urina e lixo doméstico; entrando em contato com animais doentes e se tornando transmissores de doenças para outros animais como: cinomose, parvovirose, sarna e/ou transmitindo zoonose para as pessoas como raiva e toxoplasmose; provocando acidentes de trânsito; agredindo a população, em fim provocando uma série de transtornos a toda comunidade.

Os motivos alegados por aqueles que abandonam um animal são os mais diversos e banais, mostrando que o abandono é resultado de uma compra ou adoção despreparada, movida por impulso. Muitas pessoas acham que o animal é um objeto descartável, ignorando toda a sua vida e seus sentimentos.

Os motivos mais citados em relação ao animal: suja a casa, solta pelo; cresceu muito; ficou velho, doente ou prenhe; é muito ativo ou requer muita atenção, late ou mia muito; urinou ou defecou fora do lugar; quebrou ou danificou algum objeto; não se adapta com outros animais; é fujão; não é amistoso, mordeu ou unhou alguém, é agressivo com pessoas; é desobediente etc..

Os motivos mais citados em relação à família: a criança enjoou do bicho; doença na família; separação; gravidez; mudança de endereço; viagens; festas; falta de tempo; despesas etc.

Tanto o cão quanto o gato sofrem igualmente quando estão abandonados. Ambos são vítimas de atropelamentos, espancamentos e mutilações. Estes animais passam fome, sede e frio, além de serem vítimas nas ruas.

O abandono de animais é um ato criminoso e cruel e mudar esse quadro só depende da ação de cada um de nós cidadãos, que respeitamos a vida. (Lei Federal 9.605).

NVEAS / Centro de Controle de Zoonoses (64) 3636 1016

Inf. Prefeitura de Jataí – Site PaNoRaMa