Nesta terça-feira (06.08), a Operação Cerco Verde foi deflagrada para cumprir sete mandados de prisão preventiva e onze de busca e apreensão contra um grupo criminoso especializado no furto de defensivos agrícolas no estado do Mato Grosso. A investigação foi presidida pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) daquele Estado, que também representou pelo sequestro de bens e valores dos investigados, totalizando R$ 1,2 milhão.
As ordens judiciais, decretadas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), foram cumpridas nas cidades de Canarana (MT), Itumbiara, Rio Verde e Jataí (GO).
A organização criminosa é investigada por diversos furtos ocorridos em propriedades rurais de diferentes regiões de Mato Grosso entre 2021 e 2023. Os crimes foram registrados nos municípios de Araguaiana, Ipiranga do Norte, Ribeirão Cascalheira, Canarana e Tapurah.
A ação do grupo criminoso causou prejuízos de mais de R$ 1 milhão, e parte dos valores angariados ilicitamente foi utilizada para a abertura de uma empresa auto elétrica no setor central em Jataí.
A Operação Cerco Verde é um passo significativo no combate ao furto de defensivos agrícolas, um crime que afeta gravemente o setor agropecuário. A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar e prender outros possíveis envolvidos.