Foto: Divulgação Alego

A campanha objetiva sensibilizar a população quanto à importância da prevenção de doenças respiratórias, mediante organização e participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada...

Nesta quinta-feira, 17, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou em segunda votação, Projeto de Lei de autoria do Deputado Zé Carapô (DC), nº 4106/20, que institui a campanha de prevenção de doenças respiratórias denominada “Junho Violeta” a ser comemorada, anualmente, no mês de junho. O símbolo da campanha será um laço na cor violeta. A campanha objetiva sensibilizar a população quanto à importância da prevenção de doenças respiratórias, mediante organização e participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada, incentivando a instalação de iluminação cor de violeta na parte externa dos prédios públicos, dentre outros de relevante importância e grande fluxo de pessoas. A campanha “Junho Violeta” deverá passar a integrar o calendário oficial de datas e eventos do governo do Estado de Goiás, seguindo agora para sanção do Governador do Estado.

O Deputado Zé Carapô argumentou que, em tempos da pandemia, nos quais a preocupação com a saúde respiratória está tomando níveis cada vez mais elevados, as precauções devem ser aumentadas. “É necessário intensificar uma melhor defesa da saúde pulmonar e ampliar programas de prevenção e controle em todos os estados brasileiros”, defende o parlamentar.

Na justificativa do projeto, o propositor chama a atenção para o aumento dos casos de tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica (Dpoc), infecções agudas das vias respiratórias inferiores e câncer de pulmão. “É fundamental que seja redobrada, a nível estadual, a conscientização sobre as principais doenças pulmonares. E, ainda: que uma ação acelerada seja levada a todas as partes interessadas, com a definição clara das políticas públicas existentes”, conclui.

Por Nádia Lippi
Foto Capa: Divulgação Alego
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE