Sabia que os cabelos também sofrem no inverno, assim como sua pele? É difícil evitar a água quente na hora de lavá-los e o secador, sempre é uma alternativa viável, já que com o frio, permanecer com os cabelos molhados, não é uma boa pedida...
Sabia que os cabelos também sofrem no inverno, assim como sua pele? É difícil evitar a água quente na hora de lavá-los e o secador, sempre é uma alternativa viável, já que com o frio, permanecer com os cabelos molhados, não é uma boa pedida. Porém, esses fatores afetam muito os fios e também o couro cabeludo. E com couro cabeludo não saudável, o cabelo não fica bonito. Por isso, existem algumas dicas que você pode seguir, para ostentar cabelos belos e saudáveis no inverno:
- Evite água quente: a água quente agride o couro cabeludo. Ao ser atingido por temperaturas altas, ele produz oleosidade em excesso para se defender e isso pode provocar dermatite seborreica e, pode ressecar os fios. Por isso, a temperatura da água deve ser no máximo entre 35 a 40 graus. Essa temperatura embaça o espelho levemente. Assim, você pode fazer um teste. Se o espelho embaçar demais, a água chegou aos 60 graus. Ainda assim, o ideal para um cabelo bonito e saudável, é lavar na água fria. Se de tudo você não conseguir, o ideal é lava-lo depois do banho, numa água morninha, afastando o corpo do chuveiro.
- Lave com carinho: aplique o shampoo apenas na raiz, mas não esfregue o couro cabeludo, pois isso estimula as glândulas sebáceas a produzir mais gordura. Também não esfregue as pontas, pois a limpeza dos fios é feita durante o enxágue, ou seja, basta que a espuma do shampoo escorra pelas pontas com a água.
- Finalize com protetor solar: até mesmo no inverno, a radiação ultra violeta pode ser alta e o finalizador ajuda a formar um filme protetor para couro cabeludo e fios. O ideal é usar todos os dias antes de sair de casa, pois a área do couro cabeludo é uma das mais propensas a desenvolver câncer de pele. Você pode usá-lo mesmo que não tenha lavado os cabelos.
- Secador: cuidado com a temperatura alta do secador. Isso vai detonar o seu cabelo. Se for usar o aparelho, coloque-o numa temperatura morna e deixe-o a uma distância de 30 cm da cabeça. E sempre use um finalizador térmico para proteger os fios do calor.
- Deixe os cabelos secarem naturalmente: tente não usar o secador por pelo menos uma vez por semana. Saia ao sol e aproveite o calor para os cabelos secarem. Mas lembre-se: sair com os cabelos muito molhados nos dias muito frios, não é o ideal, pois o frio solidifica a água que fica nos fios e isso os torna quebradiços.
- Não durma de cabelos molhados: evite lavar o cabelo antes de dormir, pois dormir com os fios molhados causa dermatite. Se for inevitável, tente secá-lo o máximo possível.
Flávia Menezes
Jornalismo Portal Panorama