Governo descarta retorno do horário de verão em 2025

Governo descarta retorno do horário de verão em 2025

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil não precisará retomar o horário de verão em 2025. Segundo ele, o sistema elétrico nacional está em situação segura e o governo acompanha o cenário com atenção.

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente para avaliar a segurança energética e garantir tarifas justas à população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, alcançamos uma condição de segurança energética completa para este ano”, destacou o ministro no programa Bom Dia, Ministro.

Silveira lembrou que o Brasil depende das hidrelétricas para garantir o fornecimento de energia. Ele explicou que as usinas térmicas funcionam como apoio em períodos de menor produção hídrica. O governo deve lançar na próxima semana um novo leilão de térmicas para reforçar o sistema.

Energias renováveis e novas tecnologias

O ministro ressaltou que o país possui grande potencial para gerar energia eólica e solar, mas essas fontes são intermitentes, pois dependem de condições naturais. Para reduzir esse impacto, o governo prepara um leilão de baterias que permitirá armazenar energia.

“A gente vai literalmente armazenar vento. O vento será guardado em baterias”, explicou Silveira.

Ele afirmou que o mesmo processo servirá para a energia solar.

“Com as baterias, teremos o sol até as 22 horas. É um grande avanço que vai estabilizar o sistema elétrico”, completou.

Planejamento e estabilidade

Silveira comentou o apagão ocorrido recentemente na Península Ibérica e afirmou que a instabilidade das fontes renováveis é um desafio global.

“Portugal e Espanha enfrentaram apagões de longo prazo por causa dessas intermitências”, observou.

O ministro ressaltou que o Brasil possui um sistema robusto e bem planejado, o que garante tranquilidade para os próximos meses.

“Se fosse necessário, o governo teria coragem de retomar o horário de verão. Mas neste momento, não há motivo para isso”, concluiu.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.