Governo de Goiás publica portaria sobre taxação da exportação de grãos

Governo de Goiás publica portaria sobre taxação da exportação de grãos

Foi publicada na última sexta feira, dia 1º, no Diário Oficial de Goiás, uma nova portaria que reitera a decisão do Estado em taxar as exportações de grãos, criando um limite obrigatório de reserva interna de soja e milho. Dessa forma, por esta legislação, o produtor passa a ser obrigado a pagar Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a quantidade que ultrapassar o limite de 70% de sua produção de grãos na venda fora do Estado.

Esta publicação surpreendeu os produtores rurais, que esperavam pela revogação da medida após diversas reuniões entre governo e entidades ligadas ao agronegócio. Isso porque o governador de Goiás, Marconi Perillo, havia prometido após audiência ocorrida no dia 16 de junho com o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, rever tal decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja-GO) afirmou que está tentando contato com o governo com o objetivo de questionar esta atitude, na tentativa de reverter a situação. Já a assessoria do governo estadual ressaltou que o Estado está tentando mediar as exigências entre os produtores e a indústria e que nos próximos dias deverá ocorrer uma reunião.

Rosana de Carvalho – Site PaNoRaMa

Share this content:

Rosana de Carvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.