Governo de Goiás oferece sensores de glicose para crianças com diabetes tipo 1

Governo de Goiás oferece sensores de glicose para crianças com diabetes tipo 1

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES), começou neste mês de outubro a entrega de sensores de monitoramento contínuo de glicose para crianças e adolescentes diabéticos. O benefício contempla pacientes entre 2 e 14 anos, diagnosticados com diabetes tipo 1 e acompanhados no Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).

Com essa ação, o HGG se torna o primeiro hospital da rede estadual a oferecer os dispositivos de forma permanente. Além disso, o secretário adjunto da SES e endocrinologista Sergio Vencio ressaltou que cerca de 60 pacientes já estão prontos para receber os sensores. “Queremos alcançar até 100 crianças e adolescentes nesta fase inicial. Portanto, o investimento de aproximadamente R$ 768 mil por ano representa mais qualidade de vida e tranquilidade para as famílias”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programa garante acesso e acompanhamento

O novo serviço integra o Programa de Monitoramento Contínuo de Glicose em Crianças e Adolescentes do HGG. Segundo a endocrinologista pediatra Tainara Emília, cada paciente receberá dois sensores por mês. “Esses dispositivos duram, em média, 14 dias. Por isso, o hospital garantirá dois sensores mensais, além de monitores digitais para acompanhar as variações da glicose”, explicou.

Enquanto isso, os pacientes retornarão ao hospital a cada 30 dias para uma nova consulta. Nessa ocasião, receberão novos dispositivos e orientações médicas. A equipe do CEAD também analisará os dados registrados pelos sensores para ajustar o tratamento. Dessa forma, as famílias poderão compreender melhor as oscilações da glicose e adotar medidas preventivas com mais segurança.

Os sensores também apoiarão as pesquisas realizadas pelo HGG. Com base nos dados coletados, o hospital pretende desenvolver estudos que contribuam para novas políticas públicas voltadas ao atendimento de pessoas com diabetes em Goiás.

Esses sistemas representam um grande avanço no controle da doença. O sensor é aplicado sob a pele e mede continuamente os níveis de glicose, sem necessidade de picadas nos dedos. Além disso, as informações são transmitidas para um leitor ou celular compatível, que exibe gráficos das últimas oito horas e mostra tendências de alta ou baixa da glicose.

Desde 2017, a Anvisa autoriza o uso desses dispositivos no Brasil. O modelo adotado pelo Governo de Goiás não exige calibração diária e oferece dados mais precisos. Consequentemente, o acompanhamento se torna mais eficiente, reduzindo riscos de complicações e internações.

Assim, com a nova iniciativa, o Governo de Goiás reafirma o compromisso com a modernização da rede pública de saúde. Além de ampliar o acesso à tecnologia, o programa melhora o tratamento e proporciona mais segurança para crianças e adolescentes que convivem com o diabetes tipo 1. Por outro lado, as famílias ganham tranquilidade e apoio no acompanhamento contínuo da doença, fortalecendo o vínculo entre pacientes, médicos e o sistema público de saúde.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.