Rosana de Carvalho – Jornalismo Portal Panorama
A corrida é tipo de exercício físico apreciado por muitas pessoas tendo em vista que por ser prática pode ser feita em casa, academias ou ambientes livres, consome muitas calorias, combate o estresse e desencadeia uma série de benefícios ao organismo.
De acordo com especialistas, a pessoa que pratica a corrida e faz disso um hábito melhora consideravelmente o seu condicionamento aeróbico e aumenta a atividade de enzimas e hormônios que estimulam os músculos e o coração a trabalharem melhor, rendendo benefícios cumulativos à saúde.
Entretanto, é uma atividade desgastante e que consome muita energia. Por isso, quando se fala em corrida muitas pessoas logo desistem ou reclamam de muito cansaço. Para que isso não ocorra com você e a corrida possa ser uma atividade útil e prazerosa, algumas dicas são importantes. Confira abaixo:
Verifique os níveis de ferro no seu organismo
O cansaço constante pode ser provocado por níveis baixos de ferro. Tal mineral é importante na produção de hemoglobina, a qual tem como função o transporte de oxigênio para todo o corpo e sua ausência pode resultar em falta de ar e fadiga durante a corrida. São alimentos ricos em ferro a carne de cordeiro, feijão, vegetais de folhas verdes escuras, frutos secos e tofu.
Escolha dos carboidratos
Os carboidratos devem preencher cerca de 50 a 60% da sua ingestão diária de calorias, já que são eles os principais responsáveis pela energia que o corpo precisa. Porém, a sua escolha deve ser racional, priorizando os complexos, como o arroz integral, aveia, milho e quinoa, por exemplo, que são ricos em fibras e promovem saciedade por mais tempo.
Gordura boa é bem-vinda
Alimentos como nozes e outras castanhas e sementes são ricas em vitaminas B e magnésio, importantes para a produção de energia. Fornecem também ácidos graxos essenciais, os quais são importantes para manter os níveis energéticos e originar substâncias fundamentais ao organismo.
Cuidado com a planilha de treinos
As planilhas de treinamento podem ser uma boa opção para manter o foco e alcançar sua meta, porém, nem sempre seguir à risca o que manda a planilha será o correto para você. Isso porque o plano de treinos deve ser encarado como uma diretriz e por isso, ser flexível consigo mesmo pode favorecer o seu progresso. Ouça seu corpo e aceite quando ele precisar de um descanso ou até mesmo pegar mais leve durante a corrida.
Rosana de Carvalho
Foto: Arquivo Pessaal – Rilva Xavier
Jornalismo Portal Panorama