Golpistas usam IA para alterar vídeos e pedir doações falsas em anúncios no YouTube
Uma quadrilha tem utilizado ferramentas de inteligência artificial para alterar vídeos existentes nas redes sociais e aplicarem golpes de doações falsas. Os conteúdos adulterados estão sendo exibidos como anúncios no YouTube em diversas regiões do Brasil, simulando campanhas de ajuda humanitária inexistentes.
Entre os projetos utilizados pelos criminosos está a Casa Francisco de Assis, uma instituição de caridade que já existiu, mas que atualmente está com o CNPJ baixado e não funciona mais. Os golpistas usam o nome de uma conta chamada Casa São Francisco de Assis, onde armazenam e publicam os vídeos modificados.
Como o golpe funciona
Segundo apuração, os golpistas roubam vídeos de projetos sociais, instituições de caridade e até de pessoas famosas e deputados. Com o uso da IA, eles distorcem a fala e a voz dos protagonistas, fazendo-os pedir doações para causas falsas — como lares de idosos, apoio a crianças em vulnerabilidade, combate à fome ou ajuda a ONGs de animais.
Uma das vítimas é a professora Katya Lichtnow, idealizadora da Escola de Cuidados ISS. A instituição atua há seis anos no Brasil e em Portugal, oferecendo formação para cuidadores de idosos. Katya relata que um dos vídeos publicados no Instagram oficial da escola foi manipulado pela quadrilha. Na versão falsa, sua voz é distorcida para solicitar doações a uma entidade inexistente. No entanto, o conteúdo original tratava de um tema totalmente diferente.
Os casos seguem sendo denunciados e reforçam a importância de atenção redobrada ao receber pedidos de doação pela internet, especialmente quando veiculados por anúncios ou perfis suspeitos.
Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:

