Em meio às discussões sobre taxação de importações, uma mensagem suspeita tem surgido nos celulares de pessoas de todo o Brasil. Se passando pelos Correios e solicitando o pagamento de uma taxa para a liberação alfandegária de uma suposta encomenda, o SMS se trata de um golpe.
Na quinta-feira (25), os Correios publicaram no perfil oficial do Instagram um alerta. “Golpistas estão se passando pelos Correios através de SMS falsos! Se você costuma fazer compras online e recebe mensagens sobre taxas de alfândega, fique alerta! Essas mensagens são fraudulentas, enviadas de sites não oficiais”, compartilharam em um post.
O texto enviado pelos estelionatários afirma que o pedido do indivíduo foi barrado pela fiscalização alfandegária e aguarda o pagamento de uma taxa para liberação. “CORREIROS: Seu pedido está aguardando liberação alfandegária. Para mais detalhes, acesse: [link disponibilizado pelos golpistas]”.
Ao clicar no link fornecido, a pessoa é redirecionada a um site que imita os Correios. Na página, há a informação de que o pedido será liberado em cinco dias após o pagamento de uma taxa de R$ 79,25 via Pix.
Ainda há uma suposta oferta em que a encomenda será entregue em até 24h mediante pagamento de R$ 29,90, e uma mensagem que induz à pressa, escrita “ATENÇÃO: Efetue o pagamento em 24 horas para evitar possíveis multas de atraso!”.
Além disso, o site ainda pede o nome completo, e-mail, telefone e CPF ou CNPJ da vítima.
Saiba como se proteger
O delegado do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (GREF)/DEIC, Leonardo Dias Pires, afirmou que as fraudes têm aumentado no último ano, tanto no Brasil quanto no mundo inteiro.
Com isso, o especialista destaca alguns cuidados a se tomar caso receba uma mensagem do tipo. “Desconfie de abordagens de contatos que você não conhece, principalmente via telefone ou SMS”, destacou como a primeira dica.
Checar diretamente com a empresa verdadeira, por site ou outro meio de contato, também é essencial para não cair em golpes. Além disso, o delegado alerta para não fazer transferências ou pagamentos via boleto à contas correntes desconhecidas, e, sempre que for realizar em outras circunstâncias, checar se a conta é de fato da empresa ou órgão pretendido antes de confirmar.
O que fazer se cair em um golpe
Caso tenha sido vítima de uma fraude, o delegado explica que se deve, primeiramente, entrar em contato com o banco, comunicar o golpe e, em casos de Pix, abrir um Mecanismo Especial de Devolução (MED).
“O segundo passo é, logo após comunicar ao banco, procurar a Polícia Civil (PC) para registrar a ocorrência. Em paralelo a isso, não apague as conversas por mensagem ou e-mail que teve com o criminoso”, destacou.
Por Maria Luiza Valeriano
Foto: Tânia Rêgo
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