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Criminosos invadem redes sociais e ludibriam mulheres em Jataí.

O Pix é uma modalidade de pagamento recente na vida dos brasileiros e a facilidade de uso do recurso tem atraído também a atenção de criminosos que se utilizam de diversas estratégias para ludibriar as vítimas.

Especialistas alertam que é preciso aumentar o cuidado com as transações, SMS, e-mail, mensagens de WhatsApp e segurança com aplicativos de celular, já que os criminosos invadem as redes e se passam pelas pessoas, muitas vezes garantindo a confiabilidade das operações a partir da credibilidade daquela pessoa. Uma das últimas tentativas de golpe vem da promessa de dinheiro fácil através de um suposto retorno de valores.

Os criminosos oferecem às vítimas investimentos de um determinado valor e um retorno com ganhos substanciais. Para tanto, os criminosos costumam invadir contas do Instagram ou do WhatsApp e até criam comprovantes falsos para incentivar a participação das pessoas.

Recentemente foram feitas três vítimas em Jataí. Duas mulheres e um homem enviaram Pix com valores de R$ 1000, R$ 500, após verem publicações que foram feitas nas redes sociais da psicóloga Geisiane Costa, que teve seu Instagram invadido pelos criminosos.

Se você acabar caindo em algum dos golpes, é preciso saber o que fazer o mais rápido possível. Segundo informações do site Infomoney, não existe um mecanismo de cancelamento de Pix, no entanto há possibilidades de ressarcimento,

Confira maiores informações:

  • Mecanismo Especial de Devolução (MED) – é o conjunto de regras e de procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix;
  • Quando há suspeita do uso do Pix para fraude; e em falha operacional no sistema de qualquer dos participantes envolvidos na transação, pode-se utilizar o MED;
  • Ele viabiliza a devolução de um Pix a partir do próprio participante recebedor. Todas as instituições participantes do sistema Pix são obrigadas a ter o mecanismo funcionando;
  • Para fazer a solicitação, o consumidor precisa contatar o banco. O passo seguinte é registrar um boletim de ocorrência no caso da fraude, e, em ambas as situações, avisar imediatamente a instituição pelo canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria.

Por Estael Lima
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Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

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