27 de dezembro de 2024
Donos de veículos são contatados pelo WhatsApp, por e-mail ou redirecionados a páginas falsas. Detran destaca que não oferece descontos no licenciamento e nem aceita Pix como forma de pagamento.

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) alerta a população sobre golpes envolvendo a cobrança via PIX do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) e um falso desconto no Licenciamento Anual. O órgão destaca que não oferece descontos no licenciamento e nem aceita PIX como forma de pagamento.

Conforme relatos feitos na Ouvidoria do Detran, os proprietários de veículos são contatados pelo WhatsApp, por e-mail ou redirecionados a páginas falsas durante pesquisa na internet. Como atrativos, os criminosos oferecem descontos de até 40% para pagamentos feitos por Pix. Algumas vítimas relataram ter enviado mais de R$ 3 mil para contas de terceiros.

O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, ressalta que o recomendado é sempre buscar os canais oficiais para emitir boletos. Em alguns casos específicos, quando se trata de negociação com empresas credenciadas, os débitos podem ser parcelados no cartão de crédito.

Como se proteger

  • Nunca clique em sites patrocinados – órgãos públicos geralmente não impulsionam sites;
  • Pesquise e digite o endereço completo da página desejada. No caso do Detran é: goias.gov.br/detran
  • Desconfie de descontos inusitados;
  • Não pague IPVA ou licenciamento via PIX.

Caí no golpe, e agora?

Os condutores e proprietários de veículos que foram vítimas desse tipo de crime devem realizar boletim de ocorrência na Polícia Civil e também podem registrar denúncia na Ouvidoria do Detran, pelo Portal Expresso.

De acordo com o Detran, a Diretoria de Tecnologia da Informação tem operado nos bastidores para realizar o monitoramento dos sites e perfis falsos. Eles são denunciados e derrubados diariamente. Também já preparou a migração dos acessos para o sistema GOV.BR, que verifica conta do usuário antes de permitir o acesso ao sistema do Detran-GO.

Por Kariny Bianca
Foto: Divulgação/Detran-GO
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?