Goiás sobe no ranking nacional e ocupa 10º lugar entre os estados com mais inadimplentes
Goiás avançou quatro posições e chegou ao 10º lugar no ranking dos estados mais inadimplentes do Brasil, conforme dados divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento integra o Ranking de Competitividade dos Estados, que analisa o desempenho das 27 unidades da federação em diferentes áreas econômicas e sociais.
O indicador de inadimplência é um dos sete componentes do pilar econômico avaliados pelo CLP. Em relação ao levantamento anterior, Goiás apresentou melhora e subiu da 14ª para a 10ª colocação nacional.
Além disso, o estudo também destacou o desempenho goiano em outros indicadores:
-
Tamanho de mercado: 9º lugar (estável)
-
Taxa de crescimento: 15º lugar (queda de oito posições)
-
Crescimento potencial da força de trabalho: 6º lugar (alta de uma posição)
-
Comprometimento da renda: 24º lugar (alta de uma posição)
-
Qualidade de crédito para pessoa física: 3º lugar (estável)
-
Volume de crédito: 2º lugar (queda de uma posição)
O Ranking de Competitividade dos Estados tem como principal objetivo oferecer uma visão ampla e detalhada sobre o desempenho dos governos estaduais. Dessa forma, gestores públicos e o setor privado podem basear suas decisões em dados comparativos e mais precisos.
“Ao mesmo tempo, o Ranking de Competitividade dos Estados pode representar também uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos, ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os Estados, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento”, destaca o CLP.
Além disso, o levantamento considera indicadores fundamentais para o desenvolvimento sustentável e competitivo. Eles estão distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
Com o novo resultado, Goiás reforça sua posição de destaque em alguns aspectos do cenário econômico nacional. Entretanto, o estado ainda enfrenta desafios para ampliar o ritmo de crescimento e reduzir o comprometimento da renda da população.
Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

