Goiás registra o menor número de homicídios mensais desde 2016

Goiás registra o menor número de homicídios mensais desde 2016

Goiás registrou, em outubro de 2025, o menor número de homicídios da série histórica iniciada em 2016. De acordo com dados do Observatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), foram contabilizados 57 casos no último mês — o menor número mensal já registrado. O resultado representa uma redução de 77,7% em comparação com outubro de 2016, quando o estado contabilizou 256 homicídios, o maior índice até então.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Detran GO

Naquele ano, Goiás encerrou 2016 com 2.019 homicídios no total. O cenário se agravou em 2017, quando o número chegou ao ápice da série histórica, com 2.272 ocorrências. A partir de 2019, o panorama começou a mudar de forma significativa, com a reformulação da política estadual de segurança. O governo estadual passou a investir na modernização do sistema prisional, ampliou o efetivo das forças policiais por meio de novos concursos públicos e adotou medidas de valorização das carreiras e de aprimoramento tecnológico.

Os resultados dessas ações começaram a se refletir de maneira mais consistente nos últimos anos. Em 2024, Goiás já havia alcançado o menor índice anual de homicídios da história, com 960 ocorrências registradas em todo o estado.

Para o governador Ronaldo Caiado, o novo resultado confirma o compromisso da atual gestão com a segurança pública e a eficiência administrativa. “A segurança é a principal preocupação do brasileiro. Goiás passou por uma transformação completa desde 2019, e isso permitiu reduzir a criminalidade a níveis nunca vistos. Segurança pública é governabilidade, ela impacta todas as outras áreas”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados, extraídos do sistema Qlik Sense (RAI) e atualizados em 3 de novembro, incluem os casos de feminicídio na contagem total, conforme metodologia oficial adotada pela SSP-GO.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.