Moradores das regiões Sudoeste e Sul de Goiás podem ser os sortudos da vez esta semana. Isso porque a passagem de um corredor de umidade deve gerar áreas de instabilidade nessas regiões entre quinta e sexta-feira, dando um alívio, mesmo que momentâneo, do calor e do tempo seco.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), as áreas de instabilidade devem ficar restritas somente às regiões mencionadas e, mesmo com a previsão de o efeito se resumir a chuvas mais fracas e passageiras, devem melhorar a umidade do ar.
“Não vai ser aquela chuvarada, mas como o corredor de umidade passa próximo ao estado, pode influenciar as regiões Sudoeste e Sul. Não vai pegar todos os municípios, mas deve trazer uma melhora momentânea”, afirmou André Amorim, gerente do Cimehgo.
O gerente destacou ainda que não há prognóstico de chuva para o restante do estado.
Baixa umidade
A baixa umidade do ar, provocada pelo tempo seco e a falta de chuva, fez com que as regiões do território goiano entrassem em estado de alerta. Conforme previsão do Cimehgo para esta terça-feira (16), várias cidades devem registrar umidade relativa do ar abaixo de 20% – o ideal para a saúde humana é 60%.
O nível de criticidade aumenta conforme a umidade do ar cai. Conforme André Amorim, umidade entre 31% e 40% é considerado estado de observação; 21% e 30%, atenção; 13% e 20%, alerta e abaixo de 12% é considerado estado de emergência.
Previsão para alguns municípios
Em Jataí, a quarta-feira será de sol com algumas nuvens. Não chove, temperaturas que variam 21ºC a 33ºC e umidade relativa do ar variando entre 20% a 37%, o nascer do sol será às 06h44 e o pôr do sol às 18h17.
Em Rio Verde, a quarta-feira será de sol com algumas nuvens. Não chove, temperaturas que variam 22ºC a 33ºC e umidade relativa do ar variando entre 18% a 43%, o nascer do sol será às 06h42 e o pôr do sol às 18h14.
Em Mineiros, a quarta-feira será de sol com algumas nuvens. Não chove, temperaturas que variam 22ºC a 33ºC e umidade relativa do ar variando entre 21% a 45%, o nascer do sol será às 06h48 e o pôr do sol às 18h20.
Fonte: O Popular / Clima Tempo
Foto: Arquivo – Portal Panorama
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br