14 de dezembro de 2024
Controle populacional tem objetivo de dar qualidade de vida aos animais e evitar problemas de trânsito e saúde pública.

Goiás pode ganhar um programa para castração de animais em situação de vulnerabilidade. Projeto em tramitação na Assembleia Legislativa (Alego) propõe que os procedimentos sejam realizados em unidades móveis de atendimento veterinário, conhecidas como Castramóvel.

O objetivo é estabelecer controle populacional de cães e gatos que estão em situação de rua. Com isso, pretende-se garantir saúde e bem-estar aos animais e reduzir os problemas decorrentes do aumento descontrolado desses indivíduos nas ruas do estado.

Castração em unidades móveis

Para que o programa seja viável, se aprovado, os Castramóveis serão equipados com todo o material necessário para realizar os procedimentos. A iniciativa será coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com as secretarias municipais de saúde, permitindo uma abordagem abrangente e adaptada às necessidades específicas de cada região.

Um dos pontos mais significativos do projeto, segundo o autor, deputado José Machado, é que a castração dos animais em situação de vulnerabilidade será totalmente gratuita. Além disso, ela será realizada em conjunto com campanhas educativas, visando conscientizar a população sobre a importância da castração e os cuidados adequados com os animais de estimação.

Prevenção de doenças

De acordo como deputado, o crescimento desordenado de populações de animais acarreta em problemas de trânsito e de saúde pública. “Nesse contexto, a castração se mostra uma solução eficiente para proporcionar melhor qualidade de vida e contribuir para a redução dos problemas socioambientais gerados pelo aumento desordenado de animais abandonados”.

O Projeto de Lei nº 1179 será submetido ao plenário da Assembleia Legislativa de Goiás para votação. Caso aprovada, a lei será regulamentada por meio de decreto, que estabelecerá os procedimentos e critérios para a implantação e execução do Programa de Castração de Animais em Situação de Vulnerabilidade em Goiás.

Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução/Freepik
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
× Como posso te ajudar?