A Secretaria de Estado da Saúde liberou, nesta quinta-feira (4), a vacina contra Influenza para toda a população com pelo menos seis meses de vida. O objetivo é melhorar a cobertura vacinal no estado, facilitando o acesso da população à proteção contra a doença.
Para aumentar a amplitude da vacinação, a pasta ainda realiza Dia D de Vacinação no próximo sábado (6).
A medida é resultado da ampliação da campanha, antes restrita a grupos prioritários, e tem o objetivo é melhorar a cobertura vacinal no estado, facilitando o acesso da população à proteção contra a doença.
O estado já registrou 16 óbitos causados pela doença, com predominância do vírus influenza B Victória (7 casos), seguido de influenza A H1N1 (4 casos), ambos com proteção da vacina disponível na rede pública de saúde.
Vacinação
Atualmente, a cobertura vacinal está em 30,14%, quando o ideal seria acima de 90%.
Luciano de Moura Carvalho, subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, avalia que apesar de ser um dos estados que mais vacina, Goiás precisa melhorar a cobertura.
“Essa cobertura de 30% está aquém do que precisamos alcançar e isso se reflete no aumento do número de casos e óbitos”, diz. “Nosso monitoramento identificou o cenário de surto um mês antes do esperado e iniciamos um trabalho de mobilização, com ações efetivas para proteger a população”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.
No dia 19 de abril, a SES-GO emitiu alerta aos municípios e à imprensa em relação à antecipação do surto de influenza, comparando dados das primeiras semanas deste ano com 2019. Naquele ano foram registrados 207 casos de influenza, enquanto até a 17ª semana de 2023 já são 202 casos.
Fonte: Mais Goiás
Foto: Enio Medeiros – Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br